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eBook: Jornada VMO



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Alan Cerqueira

Anderson Gonzaga de Souza
Seu propósito é ajudar pessoas e organizações a impactarem o mundo positivamente. Faz isso utilizando processos dialógicos e técnicas modernas de gestão. Cocria infinitas possibilidades em: inovação, criatividade, prosperidade e desenvolvimento humano. Profissional de TI e gestão com mais de 20 anos de experiência em grandes e médias empresas. Experiência com projeto de infraestrutura de TI, implantação de ERP e desenvolvimento de software. Entusiasta e palestrante de Lean Thinking e metodologia ágil. Experiência com ensino em pós-graduação e educação corporativa.
André Barcaui

André Sih

Antonio Muniz

Colaborou com mais de 30 mil pessoas e mais de 100 times em consultorias, mentorias, cursos de MBA, bootcamps, videoaulas, workshops e palestras em empresas líderes de mercado, como SulAmérica, Petrobras, Vivo, Itaú, Oi, Furnas, Eletrobras, Energisa, Via Varejo, DHL, Accenture, Icatu, Banco do Brasil, Banco Safra, Banco PAN, Citibank, Ernst & Young, Finep, Sebrae, UOL, Pagseguro, Makro, Totvs, Jucesp, Ambev Tech, Dafiti, Meta, Banco Carrefour, Prudential etc. Como fundador e headhunter da Jornada Colaborativa, formou novas lideranças, com R$ 502 mil doados para instituições e o lançamento de mais de 30 livros e eventos com empresas amigas. Sua formação tem uma base multidisciplinar em negócios, tecnologia e liderança, com mestrado em administração no Ibmec, MBA em telecomunicações na FGV, graduação em tecnologia na Unigranrio e certificações em agilidade, tecnologia Lean, projetos, processos e serviços.

Contato: munizprofessor@gmail.com


English version:

Inspired more than 30,000 people and teams in MBA courses, bootcamps, video classes, workshops, consulting and lectures in leading companies such as SulAmérica, Petrobras, Vivo, Itaú, Oi, Furnas, Eletrobras, DHL, Banco do Brasil, Banco Safra, Banco PAN, Ernst & Young, Finep, Sebrae, UOL, Pagseguro, Makro, Totvs, Jucesp, Ambev Tech and Dafiti.
Carla Krieger

Mais de 25 anos de experiência em TI, trabalhando em cargos executivos de tecnologia por 14 anos. Experiência profissional em empresas nacionais e internacionais, liderando diversos programas de transformação digital e ágil e trabalhando com práticas híbridas e implantação de DevOpsNominating Comittee Chair DA Champion do PMI-Rio. Agile Coach no Hub Digital da Globo e mentora da startup Kultua.


English version:
Enterprise Agile Coach at Globo’s Digital Hub VMO, Head of Business and Culture and JornadaCast at Jornada Colaborativa, Trustee at Access Agile Community, DA Trainer and Host of Agile World in Portuguese. Co-author of several books, teacher and speaker. Passionate about people and learning, she is always ready to explore new ways of working that encourage a collaborative environment, with diversity, delivering value and results according to a purpose.


Carlos Deghi

Claudia Petini
Bacharel em Matemática com ênfase em Informática e pós-graduada em Redes de Computadores. Apaixonada por desenvolver pessoas, parcerias e melhoria de processos, falo fluentemente inglês e espanhol.
Sou certificada como SCRUM Master, OKRCP, PMP, ITIL Foundation e Lean Six Sigma Yellow Belt além dos conhecimentos em Design Thinking, LGPD, HDI (SCM), CX e Customer Success Management.
Até o ano de 2019, acumulei experiências de 25 anos como profissional, gestora e executiva em multinacionais prestadoras de serviços de TI (EDS, HP e T-Systems) nas áreas de Service Delivery, Gestão de Projetos, PMO, Gestão de Parceiros, Pré- vendas, Service Desk, Field Services e Asset Management)
Cristiana Valente
Atuação no segmento de educação, até então um novo momento na carreira após 12 anos trabalhando no segmento de energia (Light Serviços). Vem atuando com metodologias híbridas (PMBOK e ágil) e também realizou uma série de certificações para aprimorar conhecimento na formação de times e mudança de mindset organizacional. Possui mestrado em Metrologia para Inovação & Qualidade (PUC-RJ), MBA em Marketing (FGV-RJ) e em Gerenciamento de Projetos (FGV-RJ). Demais certificações: Metodologia Ágil, Scrum, Kanban, Power BI, Microsoft MS Project, MS Office, MS Word, MS Excel (avançado), MS Power Point (avançado), MS Project, WBS Chart Pro Azure DevOps e Jira.
Eduardo Gorges

É Mestre em Administração com ênfase em Sistemas de Informação pelo Ibmec-RJ, Tecnólogo em Processamento de Dados pela PUC-RJ e instrutor SAP da HB Brasil. Gerenciou projetos pela DBA Engenharia de Sistemas, IBM Brasil, Avaya Communication, Intelectum Tecnologia e Constroi Rio Informática para clientes como Petrobras, Telemar, Atento, Embratel, Claro, Vivo, Contax, Credicard, Johnson & Johnson, Lojas Americanas, Eletrobras, EletroNuclear, Bradesco, Unibanco, Dataprev e ZeroGrau, entre outros.


Emerson Kühl

Esdras Eliwan

Fabíola Ferreira

Felipe Vinhas

Fernando Zambone

Giovana D’Alascio

Glaudson Bastos

Heitor Carvalho

João Vieira

Leonardo Azevedo

Luis Fernando Torres

Marcantonio Fabra
Doutor em administração pela UNAM (Argentina)e mestre em Logística pela PUC-Rio. Graduou-se em Informática também pela PUC-Rio. Possui MBA em Gerência de Projetos pela FGV-RJ, é certificado como PMP (Project Management Professional) e DASSM (Disciplined Agile Senior Scrum Master) pelo PMI, Master in Project Management pela George Washington University e Certificado Exin Agile Scrum Master. É sócio-diretor da Acreditar Empreendimentos, onde atua em consultoria em gerenciamento de projetos e em palestras e treinamentos sobre o tema. Foi Vice-Presidente de Marketing e Comunicação do PMI-RJ de 2020 a 2022. Já acumulou mais de 30 anos de experiência como gerente de projetos de TI e oito anos como Scrum Master. Também é especialista na implantação de PMOs e VMOs em empresas como Oi, Vivo (Telefônica Celular), IBAM e Cepel. É professor em universidades e instituições de ensino tais como PUC-RJ, IBMEC, IPOG, UFRJ, FGV e IAG, com 35 anos de experiência acadêmica. É coautor dos livros “Gerenciamento de Projetos” (FGV, 2009), “PMO – Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática” (Brasport, 2012) e “Professional Leader: gerenciamento de projetos” (Brasport, 2019).
Marcelo de Carvalho
Bacharel em Ciência da Computação com especialização em Arquitetura Empresarial e Sistemas Corporativos e Mestre em Ciência de Dados pela PUC-RIO. Mais de 30 anos de experiência profissional em Tecnologia da Informação. Atuou como Gerente Substituto e Head de Monetização no Departamento de Transformação Digital de Furnas, responsável pelos projetos com potencial de geração de novos negócios para a empresa. Vivência como Consultor de TI para empresas e instituições de ensino superior.
Marco Coghi

Maurício Castro
Profissional sênior com uma carreira de sucesso com mais de 30 anos de experiência global em gestão de TI em consultoria de gestão, serviços tecnológicos, outsourcing, centros de entrega, estratégia, inovação e comercial. Executivo de tecnologia altamente qualificado que apoia as organizações a obterem o máximo valor dos seus investimentos em tecnologia, liderando a implementação de programas de transformação empresarial com base na inovação aplicada ao digital. A sua experiência abrange inúmeros programas internacionais. Influenciador local em discussões associadas à transformação digital nos mercados financeiros, considerando tópicos como estratégia digital, experiência do cliente e implementação omnichannel (voz, aplicativos digitais/móveis, chat, mídia social etc.), inteligência artificial, computação em nuvem, automação robótica de processos (RPA), economia de API, software como serviço (SaaS), big data, mobilidade, blockchain etc. Rede de relações coesa com o C-Level de várias empresas e com os parceiros de TI mais relevantes (empresas de consultoria e de software). Parte do Conselho Editorial da Revista INTELLIGENT AUTOMATION – a primeira publicação internacional editada no Brasil voltada para a comunidade de profissionais que trabalham com tecnologias para IA, RPA e transformação digital. Bacharel em Ciência da Computação pela UFRJ, MBA em Engenharia de Produção Industrial e Econômica pela COPPEAD (UFRJ) e MBA em Marketing e Finanças pela FGV. Participou do programa de liderança estratégica da Yale School of Management e do programa executivo Artificial Intelligence: Implications for Business Strategy do MIT Management Sloan School. Certificado PMP e IBM Senior Management Professional. Forte conhecimento das metodologias CMMi, ITIL® e COBIT (para governança de TI), gestão de projetos (PMI) e BSC. Certificações I2AI: analytics, transformação digital, RPA, NLP, machine learning, visual computing, entre outras.
Mayra de Souza Machado

Mário Sampaio

Mônica Bueno

Norberto de Oliveira Almeida
Autor, palestrante e mentor. Executivo há muitos anos, atuando em grandes empresas nacionais e internacionais. Atualmente é CEO da Portfolio Expert. Criador do primeiro framework brasileiro de agilidade no negócio, o Business Agility Management (BAM). PhD em Business Administration pela Florida Christian University (validado no Brasil). Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF. Professor convidado dos MBAs de algumas das principais universidades do país. Autor/coautor de diversos livros. Certificado como PMP, Scrum Master (SMC), Product Owner (SPOC) e Agile Coach (SAMC).
Elaborando a EAP com o Microsoft® Project 2010 http://portfolioexpert.com.br/blog/
• Dicionário da EAP é a descrição detalhada do trabalho e documentação técnica para cada elemento da EAP. • Marcos ou Etapa (Milestone) significam um momento significativo, etapa concluída ou evento no projeto. • Subprojetos correspondem a divisão de um projeto tanto da elaboração, quanto do gerenciamento. Cada subprojeto é gerenciado como se fosse um projeto específico. • Tarefas de Resumo resumem a duração, o trabalho e os custos de todas as subtarefas. • Plano Mestre é o projeto agregado, isto é, aquele que congrega e consolida os subprojetos.
Paula Casarini

Paulo Caroli

Raphael da Costa
Profissional com mais de 15 anos de experiência em gestão de projetos, com atuação internacional, é certificado em várias áreas, incluindo PMP, Scrum e Six Sigma. Sócio da Verum Partners e professor de gestão de projetos, com prêmios e reconhecimentos por suas contribuições inovadoras.
Ronan Porto Valladares

Tenório Barreto
Natural do Rio de Janeiro, é Mestre pela PUC-Rio em Metrologia, Inovação e Qualidade. Possui MBA em Gerência de Projetos, pós-graduação em Análise de Sistemas e é Engenheiro Eletricista. Foi certificado em Gerenciamento de Projetos pelo IPMA no Nível A (Certified Project Director) e atualmente é certificado pelo PMI como PMP. Publicou diversos artigos técnicos no Brasil e no exterior, com base em 31 anos de experiência profissional trabalhando em concessionária de energia elétrica, 20 deles à frente de um PMO de inovação com gestão de projetos, programas e portfólios. Foi premiado em 2014 com o segundo lugar no evento PMO Summit, como “Líder de PMO mais admirado do ano 2013”. Como especialista em projetos, foi o Gerente do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento de Concessionária de Energia Elétrica e Coordenador do Grupo de Trabalho de P&D/Inovação pela Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (ABRADEE). É autor do livro “Gerenciamento de Recursos em Projetos” (série FGV, 2019). Atualmente é Sócio-Diretor da empresa B&S, onde trabalha em consultoria na área de gestão de projetos, realizando prospecção tecnológica de projetos de inovação. Ministra aulas em MBAs de diversas entidades acadêmicas.
Vinícius Porto

Wemerson Medeiros

eBook: Jornada VMO: entenda como a evolução do PMO potencializa o valor entregue aos clientes

Há pelo menos três décadas os Escritórios de Gerenciamento de Projetos – ou simplesmente PMOs – estão presentes em milhares de organizações ao redor do mundo, nas mais distintas indústrias, e, sem sombra de dúvida, vêm evoluindo e se transformando.

Este livro foi construído de forma colaborativa pelos maiores especialistas brasileiros no tema. Nele apresentamos as diferenças entre PMO (Project Management Office) e VMO (Value Management Office), assim como o entendimento do conceito de valor, as estratégias de implantação do VMO, as diversas técnicas para identificação e mapeamento de valor, implementação de um VMO e cases de empresas e profissionais que adotaram essa estratégia para controlar seus projetos.


A Jornada Colaborativa

Era uma vez um professor universitário que sonhava em lançar um livro quando finalizou o mestrado em 2006. O sonho começou a ser concretizado em 2017 com o livro “Jornada DevOps”, mas alguns obstáculos travaram sua evolução após a escrita de três capítulos.
Em setembro de 2018, durante sua palestra na PUC Minas, surgiu um click: “Será que outras pessoas apaixonadas por DevOps ajudariam com a escrita colaborativa?”
Dezenas de colaboradores aceitaram o convite e o livro foi lançado para 350 pessoas no dia 06 de junho de 2019 no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.
A escalada dos times gerou novas amizades, aprendizados, doação de R$ 502 mil para instituições com o lançamento de 30 livros e sonhamos transformar mais vidas com a inteligência coletiva e o apoio de empresas amigas.

Antonio Muniz
Fundador da Jornada Colaborativa, curador de 30 livros e CEO Advisor 10X.

Anderson Gonzaga e Cristiana Valente
Líderes do time organizador do livro, curadoria e revisão técnica.

Coautores

Alan Cerqueira
Alexandre Caramelo Pinto
Anderson Gonzaga
André Barcaui
André Sih
Antonio Muniz
Carla Krieger
Carlos Deghi
Claudia Petini
Cristiana Valente
Eduardo Gorges
Emerson Kühl
Esdras Eliwan
Fabíola Ferreira
Felipe Vinhas
Fernando Zambone
Giovana D’Alascio
Glaudson Bastos
Heitor Carvalho
Paulo Caroli
João Vieira
Junior Rodrigues
Leonardo Azevedo
Luis Fernando Torres
Marcantonio Fabra
Marcelo de Carvalho
Marco Coghi
Mário Sampaio
Maurício Castro
Mayra de Souza Machado
Mirian Leite
Mônica Bueno
Norberto Almeida
Paula Casarini
Raphael da Costa
Ronan Porto Valladares
Tenório Barreto
Vinícius Porto
Wemerson Medeiros

E-ISBN 9788574529738
Edição

1

Formato

ePUB

Idioma

Português

Lançamento

01 de agosto de 2023

Páginas

232

Ano

2023

Sumário

PARTE I. ENTENDENDO O CONCEITO DE VALOR
1. Qual a diferença de PMO para VMO? (Claudia Petini)
O que é PMO
O que é VMO
O conceito de melhoria contínua associado a projetos
Do PMO ao VMO
Transformando a imagem do PMO
Uma abordagem middle-bottom-up
2. O que é valor? (Wemerson Medeiros/Marcelo de Carvalho)
PARTE II. ESTRATÉGIAS DE IMPLANTAÇÃO DO VMO
3. Desdobrando a estratégia corporativa em valor (Luis Fernando Torres)
Introdução
Pensamento estratégico na era do valor
Considerações finais
4. Funções de um VMO (Junior Rodrigues)
O triângulo de valor (ou ágil)
Como definir as funções do VMO?
Conclusão
5. Balanceamento de portfólio (gestão de ideias) (Alexandre Caramelo Pinto)
O portfólio clássico e a gestão do valor
O portfólio lean e o balanceamento
Adaptabilidade do portfólio e balanceamento na perspectiva do fluxo de valor sustentável
6. Service market fit (Eduardo Gorges)
Product market fit
Service market fit

PMO e o service/market fit
VMO e o service market fit
PARTE III. TÉCNICAS PARA IDENTIFICAÇÃO E MAPEAMENTO DE VALOR
7. Introdução (Mayra de Souza Machado)
Colaboração aumenta sua entrega de valor
8. Design Sprint (Mayra de Souza Machado)
Design Sprint 2.0
Design Sprint 3.0
9. Lean Inception (Fabíola Ferreira/Mayra de Souza Machado)
O método
Que motivos impulsionam a adoção da Lean Inception?
Qual é o propósito da Lean Inception?
Resultados esperados
Dificuldades em um ambiente não ideal
O que deve ser feito antes da execução do workshop?
MVP (Minimum Viable Product) – Definindo um produto
Quem deve participar do workshop?
Quebra-gelo – integrando as pessoas
Atividades da Lean Inception
          Visão do produto
          Personas
          Brainstorming de funcionalidades
          Revisão técnica, de negócio e de UX
          Jornada do usuário
          Sequenciador de funcionalidades
          Canvas MVP
10. Personas e mapa de empatia (Mônica Bueno)
Personas
Mapa de empatia
Passo a passo para a criação de um mapa de empatia
11. VSM (Marco Coghi)
Agregando valor com o VSM (Value Stream Mapping)
O VSM como uma ferramenta de gestão do valor
Aplicação do VSM pelo Value Management Office (VMO)
Estudo de caso: aplicação do VSM da empresa XPTO
Conclusão
12. Strategic Inception (Mayra de Souza Machado)
As referências que norteiam toda a técnica
O manifesto da Strtegic Inception
Quem deve participar?
Quais são os objetivos da Strategic Inception?
A agenda da Strategic Inception
Módulos e atividades da Strategic Inception
PARTE IV. IMPLANTANDO UM VMO
13. Cultura (Raphael da Costa)
14. Processos x ciclo de vida do valor (Mário Sampaio)
Fluxos de valor
15. Roadmap de implantação (Esdras Eliwan)
Diretrizes e estrutura dos VMOs
Papéis assumidos
Valores percebidos em VMOs
16. Plataformas e ferramentas (Alexandre Caramelo Pinto)
Desafios e oportunidades – VMO e a gestão do valor sob foco
Panorama das soluções SIGV
PARTE V. GOVERNANÇA
17. Maturidade (Fabiola Ferreira)
Compreendendo os níveis de maturidade
Domínios
Dimensões
18. Tipos de modelo (Raphael da Costa)
Tipos de governança
19. Comunicação – Cadências (Glaudson Bastos)
Desenvolvendo e aplicando a comunicação em cadências em suporte à governança
Instrumentando as saídas de comunicação para atender à governança
Uma proposta inicial de comunicação em cadência
20. Issues e riscos (Esdras Eliwan)
Estratégias para gerenciar riscos em um VMO
Estratégias para gerenciar questões em um VMO
          Percepção de valor sobre as obras do Rio 2016
Questões pós-implantação de projetos que podem diminuir o valor agregado
          Definição de prioridades
          Comunicação
          Decisões precipitadas
          Análise insuficiente dos riscos potenciais
          Falta de engajamento das partes interessadas
O VMO deve buscar sua própria singularidade no uso de estratégias de gestão para riscos e questões
21. Métricas (André Sih)
Métricas para governança de projetos
Pesquisa das metodologias de definição de indicadores e métricas de P&D
Balanced Scorecard
Framework de mensuração de P&D
Controles de P&D
Mensuração de P&D
Sistema de mensuração de desempenho
22. Orçamento (Mirian Leite/João Vieira)
O que é gestão de orçamento e qual sua relevância para o VMO
Como trabalhar a flexibilidade orçamentária respeitando a governança corporativa
Como trabalhar o equilíbrio do orçamento versus a geração de valor
Como mensurar o valor durante a execução e no pós-projeto
PARTE VI. CASES
23. Case PMI (Fernando Zambone/Emerson Kühl/Vinícius Porto)
24. Case Verum Partners (Alan Cerqueira/Raphael da Costa)
25. Case iG (Heitor Carvalho/Maurício Castro)
26. Case GSK (Alan Cerqueira/Ronan Porto Valladares)
27. Case Colliers (Maurício Castro/Paula Casarini)
28. Case Apê11 (Maurício Castro/Leonardo Azevedo)
29. Case Globo (Fernando Zambone/Carla Krieger)
30. Case Arezzo (Alan Cerqueira/Giovana D’Alascio)
31. Case DGT (Maurício Castro/Carlos Deghi)
32. Arquitetura da informação e agilidade no PMO/VMO (Cristiana Valente/Felipe Vinhas)
33. Implantando um PMO de sucesso (Cristiana Valente/André Barcaui)
34. Ferramentas de prototipação como apoio ao VMO (Cristiana Valente/Mayra de Souza Machado)
35. Case FGV (Cristiana Valente/Mônica Bueno)
36. Case HSG (Cristiana Valente/Eduardo Gorges)
37. Entrevista Paulo Caroli (Cristiana Valente/Paulo Caroli)
38. Entrevista Tenório Barreto (Cristiana Valente/Tenório Barreto)
Referências bibliográficas

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Etiquetas: eBook Jornada VMO: entenda como a evolução do PMO potencializa o valor entregue aos clientes, eBook Jornada, VMO, evolução do PMO, Jornada, PMO, Alan Cerqueira, Alexandre Caramelo Pinto, Anderson Gonzaga, André Barcaui, André Sih, Antonio Muniz, Carla Krieger, Carlos Deghi, Claudia Petini, Cristiana Valente, Eduardo Gorges, Emerson Kühl, Esdras Eliwan, Fabíola Ferreira, Felipe Vinhas, Fernando Zambone, Giovana D’Alascio, Glaudson Bastos, Heitor Carvalho, Paulo Caroli, João Vieira, Junior Rodrigues, Leonardo Azevedo, Luis Fernando Torres, Marcantonio Fabra, Marcelo de Carvalho, Marco Coghi, Mário Sampaio, Maurício Castro, Mayra de Souza Machado, Mirian Leite, Mônica Bueno, Norberto Almeida, Paula Casarini, Raphael da Costa, Ronan Porto Valladares, Tenório Barreto, Vinícius Porto, Wemerson Medeiros, 9788574529738, eBook 9788574529738