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eBook: Jornada ESM



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Andreia Rodrigues Azevedo

Antonio Muniz

Colaborou com mais de 30 mil pessoas e mais de 100 times em consultorias, mentorias, cursos de MBA, bootcamps, videoaulas, workshops e palestras em empresas líderes de mercado, como SulAmérica, Petrobras, Vivo, Itaú, Oi, Furnas, Eletrobras, Energisa, Via Varejo, DHL, Accenture, Icatu, Banco do Brasil, Banco Safra, Banco PAN, Citibank, Ernst & Young, Finep, Sebrae, UOL, Pagseguro, Makro, Totvs, Jucesp, Ambev Tech, Dafiti, Meta, Banco Carrefour, Prudential etc. Como fundador e headhunter da Jornada Colaborativa, formou novas lideranças, com R$ 502 mil doados para instituições e o lançamento de mais de 30 livros e eventos com empresas amigas. Sua formação tem uma base multidisciplinar em negócios, tecnologia e liderança, com mestrado em administração no Ibmec, MBA em telecomunicações na FGV, graduação em tecnologia na Unigranrio e certificações em agilidade, tecnologia Lean, projetos, processos e serviços.

Contato: munizprofessor@gmail.com


English version:

Inspired more than 30,000 people and teams in MBA courses, bootcamps, video classes, workshops, consulting and lectures in leading companies such as SulAmérica, Petrobras, Vivo, Itaú, Oi, Furnas, Eletrobras, DHL, Banco do Brasil, Banco Safra, Banco PAN, Ernst & Young, Finep, Sebrae, UOL, Pagseguro, Makro, Totvs, Jucesp, Ambev Tech and Dafiti.
Caio César Nascimento Rezende

Cibele Soledade de Aguiar Souza

Clara Érica Takayama de Castro

Head de DevOps e ServiceNow na Cooperativa Central Ailos. Bacharel em Ciência da Computação e Matemática, Pós-Graduada em Consultoria em Internet, trabalha com tecnologia há mais de 25 anos e acredita que pessoas motivadas geram resultados incríveis. Professora na XP Educação, palestrante e voluntária em eventos de TI, foi vencedora do prêmio internacional DASA DevOps Community Member em 2022, onde profissionais são premiados por suas contribuições significantes para o campo DevOps.


Claudia Marquesani
CIO, palestrante, mestre e professora universitária, profissional com mais de 27 anos de experiência em Tecnologia da Informação em grandes empresas e multinacionais de diversos segmentos, tais como AmBev, IBM, Sodexo, LDC, Santander e Petz. Vencedora de prêmios nacionais e globais de liderança em tecnologia nos anos de 2016, 2017, 2018, 2019 e 2022. É graduada em Processos Gerenciais, pós-graduada em Finanças com ênfase em Controladoria e mestre em Gestão da Competitividade na linha de Tecnologia da Informação, todos pela Fundação Getúlio Vargas. É coautora de dois livros sobre liderança feminina na tecnologia. Cursa atualmente doutorado em finanças e controladoria empresarial com foco em tecnologia pelo Mackenzie.
Daniel Fabiciack
Executivo com mais de 17 anos de experiência nas áreas de TI, governança, inovação e transformação digital, liderando equipes multidisciplinares e desenvolvendo projetos nos segmentos imobiliário, serviços, automobilístico, seguros, entre outros. Atualmente ocupa a posição de CIO, responsável pela Gestão Estratégica de Serviços de TI e por apoiar projetos de inovação e transformação digital na SYN Prop & Tech. Membro do Comitê de TI da ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers) e do SAB (Strategic Advisory Board) do HDI Brasil.
Fernando Marana de Alencar

Islan Gomes

Jaine Garcia Rodrigues Santos

Janilton Luz

Jorge Ahicart Perlas
Executivo nascido em Montevidéu, Uruguai. Possui 20 anos de experiência em consultoria de melhoria de processos, produtividade e qualidade nos setores industriais e de serviços, em empresas nacionais e multinacionais da Espanha, Argentina e Brasil. Atuou durante 14 anos como responsável por grandes operações no mercado de Service Desk. É Fundador e Sócio-Diretor da Cervello, criadora do software CERVELLO ESM.
José Bittencourt Filho
Gestor de Customer Service para América do Sul na Indústria Automotiva e Membro do Strategic Advisory Board (SAB), conselho estratégico da consultoria HDI no Brasil formado por gestores das principais operações de suporte a negócios e tecnologia do mercado. Formação superior com MBA e Empreendedorismo Tecnológico junto de diversas outras certificações de mercado técnico (ITIL®, KCS, COBIT®, Scrum). Gestor em projetos de customer centricity com equipes ágeis, design thinking e adoção de inovação tecnológica prática aplicada aos negócios. Mais de 25 anos de experiência no mercado de Services, TI e Consulting dentro de gestão estratégica em diversos segmentos. Professor universitário e consultor da área de processos de negócio.
Luiz Epaminondas Monteiro

Luiz Fernando Cavalcanti dos Santos

Maria Fernanda Travassos de Novaes

Patricia Francezi de Lima
Especialista em gerenciamento de projetos, processos e serviços de TI, com mais de 25 anos de atuação. Entusiasta de métodos, metodologias e ferramentas que apoiem a jornada de gerenciamento como um “cinturão de utilidades” e que possam ser adaptadas a qualquer modelo de negócio e seus serviços.
Raphael da Costa
Profissional com mais de 15 anos de experiência em gestão de projetos, com atuação internacional, é certificado em várias áreas, incluindo PMP, Scrum e Six Sigma. Sócio da Verum Partners e professor de gestão de projetos, com prêmios e reconhecimentos por suas contribuições inovadoras.
Renê Chiari
Especialista em Governança e Gestão de Serviços de TI, atuando há mais de 15 anos com consultoria e capacitação, com passagens por empresas como Unilever, IBM, Telefônica e consultorias especializadas. É fundador do ITSM na Prática e considerado um dos maiores evangelistas sobre Governança e Gerenciamento de Serviços do Brasil.
Thiago de Marco
Diretor Executivo do HDI no Brasil, atua no mercado de TI há 18 anos, sendo responsável pelo relacionamento institucional e estratégico do instituto frente ao mercado de tecnologia da informação. É reconhecido por iniciativas como Congresso Nacional do HDI reunindo mais de mil profissionais do setor de serviços de TI anualmente, formação dos fóruns e capítulos HDI em todo Brasil, estruturação de treinamentos e certificações HDI para profissionais e para empresas no país, e criação de conteúdos relevantes como pesquisas, guias e livros distribuídos gratuitamente ao mercado e realização do primeiro evento em realidade virtual imersiva do país. É formado pela UMESP e pós-graduado pelo INSPER, com especializações no Brasil e no exterior.
Tiago Krommendijk

eBook Jornada ESM: entenda como a evolução do ITSM potencializa o valor entregue aos clientes

Descubra a essência do Enterprise Service Management (ESM). Este livro detalha uma jornada através da evolução do ESM, desde as suas raízes na Tecnologia da Informação até sua expansão para áreas de negócios como Recursos Humanos, Manutenção e Finanças.

Navegue pelo histórico, conceitos e benefícios do ESM e explore como ele pode impulsionar a satisfação do colaborador e a eficiência organizacional. Com uma abordagem prática e um olhar atento para as tendências digitais e ágeis, ‘Jornada ESM’ serve como um guia indispensável para aqueles que buscam transformar seus processos de negócios através do ESM. Leitura obrigatória para líderes, gestores e profissionais que buscam entender e aplicar os princípios do ESM no mundo digital e ágil de hoje.

A Jornada Colaborativa
Era uma vez um professor universitário que sonhava lançar um livro quando finalizou o mestrado em 2006. O sonho começou a ser concretizado em 2017 com o livro “Jornada DevOps”, mas alguns obstáculos travaram sua evolução após a escrita de três capítulos.
Em setembro de 2018, durante sua palestra na PUC Minas, surgiu um click: “Será que outras pessoas apaixonadas por DevOps ajudariam com a escrita colaborativa?”
Dezenas de colaboradores aceitaram o convite e o livro foi lançado para 350 pessoas no dia 06 de junho de 2019 no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.
A escalada dos times gerou novas amizades, aprendizados, doação de R$ 502 mil para instituições com o lançamento de 33 livros e sonhamos transformar mais vidas com a inteligência coletiva e o apoio de empresas amigas.

Antonio Muniz
Fundador da Jornada Colaborativa, curador de 30 livros e CEO Advisor 10X.

Renê Chiari e Thiago de Marco
Líderes do time organizador do livro, curadoria e revisão técnica.

COAUTORES
Andreia Rodrigues Azevedo
Antonio Muniz
Caio César Nascimento Rezende
Cibele Soledade de Aguiar Souza
Cíntia Simões de Oliveira
Clara Érica Takayama de Castro
Claudia Marquesani
Daniel Fabiciack
Danielle Silva Dunder
Fernando Marana de Alencar
Hermann Rego
Islan Gomes
Jaine Garcia Rodrigues Santos
Janilton Luz
Jorge Ahicart Perlas
José Bittencourt Filho
Luiz Epaminondas Monteiro
Luiz Fernando Cavalcanti dos Santos
Maria Fernanda Travassos de Novaes
Patricia Francezi de Lima
Raphael da Costa
Renê Chiari
Thiago de Marco
Tiago Krommendijk

E-ISBN

9788574529790

Formato

ePUB

Idioma

Português

Lançamento

15 de setembro de 2023

Páginas

216

Ano

2023

Sumário

PARTE I. ENTERPRISE SERVICE MANAGEMENT: CONCEITOS E CONTEXTO
1. Conceito de Enterprise Service Management (ESM) (Jorge Ahicart Perlas)
O que é o ESM
2. Histórico do ESM (Tiago Krommendijk)
3. ESM e sua relação com outros frameworks de gerenciamento (Tiago Krommendijk)
4. Contexto: benefícios do ESM no mundo digital e ágil (Tiago Krommendijk)

ESM para satisfação do colaborador
5. Os impactos da falta de energia entre processos para a jornada dos colaboradores (Luiz Fernando Cavalcanti dos Santos)
PARTE II. ESM EM PERSPECTIVA
6. Processos e fluxos de valor (Andreia Rodrigues Azevedo)
7. Informação e tecnologia (Hermann Rego)
Fluidez e acesso à informação
Transformação digital e tecnologias emergentes beneficiando o ESM
Integração com outras estruturas de atuação
Escolha de ferramental
O software ESM
8. Organização e pessoas (Hermann Rego)
Estratégias para diminuição de barreiras e resistência na adoção de projetos
Entendimento dos objetivos estratégicos por trás da adoção do ESM
Compreensão do negócio
Aspectos da transformação digital e agilidade de negócios
Customer Centricity
Comunicação
Relação ganha-ganha
9. Como as perspectivas do ESM se relacionam (Clara Érica Takayama de Castro)
Perspectiva O QUE – Processos e fluxo de valor
Perspectiva COMO – Informação e tecnologia
Perspectiva POR QUE – Organização e pessoas
Relação entre as perspectivas
10. Jornadas acima de processos e chamados (Luiz Fernando Cavalcanti dos Santos)
11. O catálogo de serviços e os processos empresariais (Cibele Soledade de Aguiar Souza)
12. Como escolher a ferramenta para operar o ESM (Jorge Ahicart Perlas)

1. Comece por onde você está
2. Progrida iterativamente com feedback
3. Colabore e promova a visibilidade
4. Pense e trabalhe de forma holística
5. Mantenha-se simples e prático
6. Otimize a automatize
7. Concentre-se no valor
PARTE III. MOTIVAÇÕES PARA O ESM
13. ESM, eficiência e eficácia (Luiz Epaminondas Monteiro)
Ganhos para os colaboradores
Ganhos para os gestores
Ganhos para ambos (colaboradores e gestores)
14. ESM e desempenho organizacional (José Bittencourt Filho)
15. ESM e a experiência do colaborador (Cíntia Simões de Oliveira/Jaine Garcia Rodrigues Santos)
16. ESM e experiência do cliente (interno e externo) (Raphael da Costa)
17. ESM e inovação (Raphael da Costa)
18. Como o ESM pode evidenciar oportunidades de melhorias e/ou redução de custos operacionais em uma companhia (Fernando Marana de Alencar/Luiz Epaminondas Monteiro)
Exemplo 1: melhoria na gestão de processos atrelada à redução de custos operacionais
          Case real: implantação de ESM para gestão de processos de RH e DP
          Case real: implantação de ESM em departamento de crédito para registro e gestão de demandas utilizando o método Kanban
Exemplo 2: melhoria nas comunicações internas e externas
          Case real: melhoria da comunicação interna
          Case real: comunicação externa
19.ESM e a gestão do conhecimento (Danielle Silva Dunder/Maria Fernanda Travassos de Novaes)
Capacitação de profissionais
Gestão da informação (GI) x gestão do conhecimento (GC)
Gestão do conhecimento
Metodologias de gestão do conhecimento
PARTE IV. IMPLEMENTAÇÃO DO ESM
20. Como e onde aplicar: ciclo de vida de uma implementação do ESM (Andreia Rodrigues Azevedo)
Introdução
Planejamento
Implementação
Operação
Melhoria contínua
Roadmap
          Passo 0 – Entenda para onde você está indo
          Passo 1 – Estabeleça uma linha do tempo
          Passo 2 – Defina as fases do seu processo
          Passo 3 – Monte as equipes que vão atuar no processo
          Passo 4 – Delegue tarefas
          Passo 5 – Revise o roadmap
21. Protagonistas do projeto ESM (Luiz Fernando Cavalcanti dos Santos)
A arte da comunicação com partes interessadas
Liderança executiva e governança
Liderança formal e emergente
A oportunidade da visão holística de TI
Estratégias de comunicação e liderança de uma iniciativa ESM
Cuidados com a segurança psicológica
22. Manutenção do processo ao longo do tempo com melhoria contínua (José Bittencourt Filho)
23. Ideação de jornadas com ESM (Luiz Fernando Cavalcanti dos Santos)
Comece de onde está
Progrida iterativamente e com feedback
Mantenha simples e prático
Todos devem falar o dialeto do negócio
Empatia e curiosidade devem ser estimuladas
Mapa da empatia
É/não é, faz/não faz
Personas
Produto mínimo viável ou desejável
Organizando ideias em projetos
Documentando jornadas de cliente
PARTE V. OPERAÇÃO DO ESM
24. O papel do gestor (Janilton Luz/José Bittencourt Filho/Jorge Ahicart Perlas)
25. Analistas de negócios e gerentes de projetos (Caio César Nascimento Rezende/José Bittencourt Filho)
Gerente de projetos
Analista de negócios
26. Gestão de fornecedores ESM (Islan Gomes)
27. Gestão de indicadores (Caio César Nascimento Rezende/José Bittencourt Filho)
28. A melhoria contínua aplicada ao contexto dos esforços de ESM (Jorge Ahicart Perlas)

Por que melhorar?
O que melhorar?
O que melhorar em cada caso?
Como melhorar?
          Plano de oito pontos para instalar e operar a melhoria contínua em um ambiente de ESM
Benefícios da implementação da melhoria contínua
PARTE VI. CASES DE ESM
29. Case SYN (Patricia Francezi de Lima)

Desafios e motivações
Os processos de decisão
A implementação
Os resultados alcançados
As lições aprendidas e os próximos passos
30. Case PrimeUp (Patricia Francezi de Lima)
Desafios e motivações
Os processos de decisão
A implementação
Os resultados alcançados
As lições aprendidas e os próximos passos
31. Case Anonimizado (Patricia Francezi de Lima)
Desafios, motivações e tomada de decisão
A implementação
Os resultados alcançados
As lições aprendidas e os próximos passos
32. Case Avenue (Patricia Francezi de Lima)
Sobre o autor e a empresa
Desafios e motivações
Os processos de decisão
Planejamento e implementação
Os resultados alcançados
As lições aprendidas e os próximos passos
Referências bibliográficas
Agradecimentos
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