banner-pix

Jornada de Inovação



  • R$ 100,00R$ 60,00
  • Desconto de 40%

R$ 52,80

(-12%)p/Pagamento por PIX

Alan Fernandes

Alessandra Nascimento Pontes

Ana Carolina Clivatti Ferronato

Ana Carolina Gomes do Prado

Antonio Muniz

Autor best-seller, empreendedor, mentor executivo e palestrante. Atua como CEO da Advisor 10X, consultoria técnica e acadêmica que ajuda empresas a multiplicarem resultados aplicando práticas ágeis, DevOps e Lean.

Sua formação tem uma base multidisciplinar em negócios, tecnologia e liderança, com mestrado em administração, MBA em telecomunicações, graduação em tecnologia e certificações em agilidade, tecnologia Lean, projetos, processos e serviços.

É fundador da Jornada Colaborativa, comunidade que une especialistas e executivos para escrever livros sobre tecnologia, gestão e carreira. Como iniciativa voluntária, a Jornada Colaborativa doou centenas de livros para desempregados e mais de R$ 500 mil para instituições, somando os direitos autorais e a receita dos eventos em parceria com a Globo, Lojas Renner, Banco PAN, Banco Carrefour, Businessmap e Dynatrace.

Os royalties deste livro também serão doados para a Jornada Colaborativa.

Contato: munizprofessor@gmail.com

LinkedIn: Antonio Muniz

Instagram: Antoniomunizoficial

Spotify: AgileTechCast


English version:

Inspired more than 30,000 people and teams in MBA courses, bootcamps, video classes, workshops, consulting and lectures in leading companies such as SulAmérica, Petrobras, Vivo, Itaú, Oi, Furnas, Eletrobras, DHL, Banco do Brasil, Banco Safra, Banco PAN, Ernst & Young, Finep, Sebrae, UOL, Pagseguro, Makro, Totvs, Jucesp, Ambev Tech and Dafiti.
Bárbara Cabral da Conceição
Consultora de Automação de Testes, CEO da BC Qualidade Ágil (especializada em treinamento de testes ágeis representando o Agile Testing Fellow no Brasil e em Portugal) e professora de MBA em DevOps pela XP Educação. Apaixonada por agilidade, automação, integração contínua e entrega contínua dentro de toda a cultura DevOps. Atua sempre em ambientes cloud, atualmente mais especificamente com Google Cloud e AWS. Autora de vários livros da Jornada Colaborativa desde o livro “Jornada DevOps”, primeiro livro da Jornada, e organizadora dos livros “Jornada Ágil de Qualidade”, “Jornada API na prática”, dentre outros.
Carlos Alberto (Zeca)
MBA em Administração (UFF). Pós-graduação em Análise de Sistemas (PUC-RJ). Agilista. Trinta anos de vida corporativa. Feliz na NTT DATA. Pai de Natasha e Vinicius. Marido de Sônia. Carioca. Flamenguista.
Carlos Alberto Rosa Junior

Carlos Marcelo Faustino da Silva

Cristiane Costa Simons
MBA em Arquitetura de Soluções na FIAP, Columbia Business School em Estratégias Digitais e na Escola de Liderança Criativa de Berlim em Liderança Criativa Unificada. Tech Engineer Crypto no Nubank.
Eduardo Marques

Felipe Nascimento

Fernando Hannaka

Flavia Lins Garcia

Flavia Martins

Flávio França

Gean Pereira
Head de Inovação na Zitrus HealthTech e Zlabs Hub de Inovação do Sistema Unimed. Formado em Ciência da Computação pela UDESC, pós-graduado em Gestão de Projetos pela PUCPR e Gestão Exponencial XBA pela StartSe. Possui mais de 12 anos de experiência com Sistema Unimed e operadoras de saúde. Experiência na gestão de produtos digitais, cofounder das comunidades Agile Joinville e ProductTank Joinville. Organização e curadoria do livro “Jornada Ágil de Liderança”, outorgante do Manifesto da Liderança Ágil e coautor do livro “Jornada Ágil do Produto”.
Giselle Santos

Guilherme Villanova

Enterprise Lean-Agile Coach com 18 anos de experiência, com atuação em diversas empresas governamentais e privadas, com ampla experiência em transformação ágil. MBA em Gestão de Equipes de Alto Desempenho e Gerenciamento de Projetos pela FGV. Coordenador e palestrante nos principais eventos de agilidade do Brasil. Fundador do Lean Agile Community, cofundador do Lean Space. Coautor dos livros: “Jornada Ágil e Digital” e “Jornada do Ágil Escalado”.


Henrique Mariano (Brasil)
Ejecutivo de desarrollo de negocios y liderazgo de proyectos de alta complejidad en América, Europa y África. Licenciado en Análisis de Sistemas y MBA. Experto en transformación, emprendimiento, proyectos e innovación. Fundador de Creatinsights y Líder de la comunidad TransformLATAM. Profesor, Consultor, Co-autor y Conferencista internacional en más de 25 ciudades en 10 países.
Henrique Rego Monteiro da Hora

Ibson Cabral
Agilista na Deloitte. Facilitador da Software ZEN. CSM/CSPO/Mentor na XPEducação. Head do podcast Pipoca Ágil, JornadaCast e IIBABrasil. Coautor de livros da Jornada Colaborativa. Diretor de Comunicação e Marketingdo IIBA.
Isabela de Jesus da Silva

Luiz Mandarino
Com 25 anos na área B2B (inovação e marketing), é sócio da Sai do Papel e cofounder do Energy Hub. Engenheiro Químico (UFRJ), com MBA (em marketing) e MSc (em Administração) no IBMEC/RJ. É idealizador de CVBs, investidor anjo e ironman.
Marcelle Cury
Mestre em Informática e Gestão pelo ISCTE em Lisboa, com ampla experiência em gestão da mudança e gestão híbrida de projetos. Carioca da gema, apaixonada por samba, feijoada e caipirinha.
Marcos Rodrigues
Líder experiente com atuação em multinacionais e nacionais. Especialista em gestão empresarial e transformação cultural, buscando resultados excepcionais com métodos ágeis e visão estratégica.
Mariana de Carvalho Werner Lima

Matheus Antonio Ventura

Milene Amoriello Spolador

Monique Alves Padilha

Enfermeira, consultora em inovação e gestão de saúde, CPO da startup D’Era Saúde, mentora do HACKMED. Doutoranda em Saúde Global na USP, mestre em ciências da saúde e especialista em Atenção Primária. Professora de MBA e mestrado em instituições nacionais e internacionais. Experiência em Design de Serviços e Lean Healthcare.


Nelson Siqueira Rangel Netto

Núbia Correia

Patrícia Horisawa

Patrícia Silva Corrêa

Paulo Boccaletti

Apaixonado por desenvolvimento de software, produtos e pessoas. Utiliza Lean Agile e práticas da Management 3.0 para obtenção de times de alta performance. Sempre disponível para trocar experiências sobre agilidade, métricas, métodos de aprendizagem e produtividade, seja nas palestras em eventos como o TDC, meetups ou convites para bate papos em empresas. No tempo livre, curte sua família, ler livros e jogos.


Paulo Daniel Silveira de Souza

Philip Lemos C. da Costa

Priscila Siqueira

Rafael Auday

Raphael Boldrini
Curioso, eterno aprendiz, coautor e organizador de livros, empreendedor, consultor de TI, avaliador e membro de instituições de apoio e desenvolvimento de negócios. Entusiasta da inovação. Vamos juntos!
Renan Rufino

Renata Castro
Analista de Inovação do Departamento de Química, Metalurgia, Novos Materiais e Saneamento Ambiental | Inovação | FINEP | MCTI.



Ricardo Engelbert

Roberta Ferreira

Sarah Lopes

Sérgio Murilo Schütz

Simone Alves

Stella Souto

Suzana Campos

Thiago da Silva Pessanha

Victor Gonçalves
Head de Inovação e Agilidade da Verity, membro da WFSF, formado em Design Thinking pelo MIT, Gestão pela Copenhagen Business SchoolMaster, Neurociência pela UFF e professor na FGV e UNIFAA.
Viviane Laporti

Wagner Vieira

Wesley de Sá Teles

Livro Jornada de Inovação: aplicação de conceitos, frameworks, ferramentas e experiências para potencializar a inovação e a transformação digital em empresas e startups

Esta obra é resultado de um trabalho incansável de 72 coautores que se esforçaram por mais de quatro anos com muito carinho para gerar uma abordagem disruptiva sobre inovação, ajudando profissionais e organizações nas suas jornadas de transformação de seus produtos e serviços, além de oferecer conceitos, dicas e boas práticas que fizeram deste livro uma referência relevante para todos.

O livro foi pensado para profissionais de todos os setores e novos talentos que reconhecem a importância crucial da inovação e da agilidade no ambiente de negócios. Em meio a uma literatura vasta e diversificada, este livro se destaca por reunir em um único lugar os principais conceitos estratégicos, táticos e operacionais, além das ferramentas essenciais para desenvolver a inovação no ambiente empresarial.

Boa jornada para você e muita inovação na sua vida!


A Jornada Colaborativa

Era uma vez um professor universitário que sonhava lançar um livro quando finalizou o mestrado em 2006. O sonho começou a ser concretizado em 2017 com o livro “Jornada DevOps”, mas alguns obstáculos travaram sua evolução após a escrita de três capítulos.

Em setembro de 2018, durante sua palestra na PUC Minas, surgiu um click: “Será que outras pessoas apaixonadas por DevOps ajudariam com a escrita colaborativa?”

Dezenas de colaboradores aceitaram o convite e o livro foi lançado para 350 pessoas no dia 06 de junho de 2019 no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.

A escalada dos times gerou novas amizades, aprendizados, doação de R$ 553 mil para instituições com o lançamento de 41 livros e sonhamos transformar mais vidas com a inteligência coletiva e o apoio de empresas amigas.

Antonio Muniz
Fundador da Jornada Colaborativa, curador de mais de 30 livros e CEO Advisor 10X.

Henrique C. Mariano e Luiz Mandarino
Líderes do time organizador do livro, curadoria e revisão técnica.

Coautores
Alan Fernandes
Alessandra Nascimento Pontes
Ana Carolina Clivatti Ferronato
Ana Carolina Gomes do Prado
André Coelho
Antonio Muniz
Bárbara Cabral
Bruno Leonardo Rosa
Carlos Alberto (Zeca)
Carlos Alberto Rosa Junior
Carlos Marcelo Faustino da Silva
Cristiane Costa Simons
Eduardo Marques
Felipe Nascimento
Fernando Hannaka
Flavia Lins Garcia
Flavia Martins
Flávio França
Gabriel Vaz
Gean Pereira
Giselle Santos
Guilherme A. do P. Campos
Guilherme Villanova
Henrique C. Mariano
Henrique Rego Monteiro da Hora
Ibson Cabral
Isabela de Jesus da Silva
Luiz Mandarino
Marcelle Cury
Marcio Luiz Reis e Pimenta
Marcos Rodrigues
Mariana de Carvalho Werner Lima
Matheus Antonio Ventura
Mauricio Moreira da Silva
Milene Amoriello Spolador
Monique Alves Padilha
Nelson Siqueira Rangel Netto
Núbia Correia
Patrícia Horisawa
Patrícia Silva Corrêa
Paulo Boccaletti
Paulo Daniel Silveira de Souza
Philip Lemos C. da Costa
Priscila Siqueira
Rafael Auday
Raphael Boldrini
Regiane Moura Mendonça
Renan Rufino
Renata Castro
Ricardo Engelbert
Roberta Ferreira
Sarah Lopes
Sérgio Murilo Schütz
Simone Alves
Sonia Lopes
Stella Souto
Suzana Campos
Thiago da Silva Pessanha
Thiago Vial
Victor Gonçalves
Viviane Laporti
Wagner Vieira
Wesley de Sá Teles

Comprimento 24 cm
Edição 1
Formato

Livro físico

Idioma

Português

ISBN 9786560960220
Lançamento 19 de agosto de 2024
Largura 17 cm
Lombada 2,1 cm
Páginas 390
Volume 856,80
Ano 2024
Sumário PARTE I. INOVAÇÃO NA ERA DA MUDANÇA
1. Por que iniciar a jornada ágil de inovação nas empresas? (Victor Gonçalves/Suzana Campos)
2. O que é inovação? (Renata Castro/Matheus Antonio Ventura)
2.1. Conceitos, fundamentos e dimensões da inovação
2.2. Inovação como propulsora do desenvolvimento econômico
2.3. Tipos, graus, intensidade e estágios de inovação
        2.3.1. Inovações de produto
        2.3.2. Inovações de processo
        2.3.3. Inovações em modelos de negócio
3. Grau e intensidade da inovação (Renata Castro/Matheus Antonio Ventura)
3.1. Grau de ineditismo
3.2. Intensidade da inovação
4. Estágios da inovação (Renata Castro/Matheus Antonio Ventura)
4.1. Nível de Maturidade Tecnológica (NMT)
4.2. Ciclo de vida do projeto e riscos tecnológicos inerentes à inovação
4.3. Hype Cycle ou Curva Gartner
4.4. Conclusão
5. A importância de alinhar a inovação com a estratégia de negócios (Mauricio Moreira da Silva/Luciana Mourão Temporal/Alan Fernandes)
5.1. Como conectar a inovação com a estratégia de negócio
5.2. Inovação e mudança cultural nas organizações
5.3. Escolhendo o caminho da inovação
6. Como a inovação vem impactando a sociedade? (Jacqueline Viana/Renan Rufino)
6.1. Resultados da inovação na sociedade
        6.1.1. A inovação tecnológica é considerada uma das principais fontes de crescimento econômico
        6.1.2. A inovação impacta no presente e no futuro do emprego
        6.1.3. Inovação promove acessibilidade educacional a diversas camadas da sociedade
        6.1.4. Inovação ajuda na sustentabilidade ambiental
        6.1.5. Inovação ajuda na redução de doenças
7. O que podemos aprender com as startups? (Flávio França)
7.1. Não se contentar com as soluções “tradicionais”
7.2. Experimentação
7.3. Errar não é necessariamente uma coisa ruim
7.4. Trabalhar com poucos recursos
7.5. Lidar com incertezas
7.6. Adaptar-se a mudanças
8. Inovação aberta (Renata Castro/Matheus Antonio Ventura)
8.1. Inovação aberta como oportunidade estratégica
8.2. Vantagens e desafios
8.3. Tipos de inovação aberta
8.4. Incubadoras, aceleradoras e programas de aceleração
9. Macrotendências e cenários futuros (2040) (Renata Castro)
9.1. Indústria X.0
9.2. Quatro coisas que você acha que são tendências, mas que já existem agora
PARTE II. ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO
10. Estratégia para a inovação (Wesley de Sá Teles/Fernando Hannaka/Patricia Silva Corrêa/Luiz Mandarino/Cristiane Costa Simons)
10.1. O que inovar?
        10.1.1. Inovação de produto e/ou serviço
        10.1.2. Inovação organizacional
        10.1.3. Inovação de processo
        10.1.4. Inovação de negócio
10.2. Como inovar?
        10.2.1. Propósito
        10.2.2. Processos
        10.2.3. Pessoas
        10.2.4. Políticas
10.3. Onde inovar?
10.4. Quais recursos para inovar?
10.5. Qual é a estrutura para inovar?
10.6. Como levar inovação ao planejamento estratégico?
11. Horizontes de inovação (Júnior Rodrigues)
11.1. Estamos no caminho certo?
12. Programas de inovação e gestão do portfólio (Wesley de Sá Teles/Fernando Hannaka/Patricia Silva Corrêa)
12.1. Geração de ideias
12.2. Parceria com startups
12.3. Parceria com universidades e centros de pesquisa
12.4. Corporate ventures
12.5. Gestão do portfólio
12.6. Funil de inovação e estágios de decisão (stage gates)
13. Gestão de inovação (Julieta S. Dienstmann/Matheus Antonio Ventura)
13.1. Modelo Fuzzy Front-End (FFE)
13.2. Funil de desenvolvimento (funil de inovação)
13.3. Stage gate
13.4. Coragem para “pivotar” ou “matar” o projeto
13.5. O que envolve essa decisão?
13.6. Preciso de um portfólio para inovar? Um contraponto
14. Modelos para tomada de decisão (Flavia Lins Garcia/Patricia Horisawa/José Ricardo de Almeida)
14.1. Cynefin
14.2. Stacey Matrix
14.3. Teoria dos jogos
15. Como financiar a inovação? (Henrique C. Mariano)
15.1. Preciso mesmo de financiamento? Como consigo um patrocínio ou um investidor?
15.2. Effectuation x causation
15.3. Tipos de financiamento para a inovação
15.4. Diferentes momentos de necessidade de investimento
PARTE III. TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E SEUS IMPACTOS NAS CORPORAÇÕES
16. Transformação digital (TD) como diferencial competitivo para as empresas (Sérgio Murilo Schütz)
16.1. Sua empresa tem maturidade para TD?
16.2. Sobrevivência: a transformação digital das empresas
17. Os cinco domínios da transformação digital (Luiz Garcia/Flávia Lins Garcia)
17.1. Cliente
17.2. Competição
17.3. Dados
17.4. Inovação
17.5. Valor
18. Os 6Ds dos exponenciais (Sarah Lopes)
18.1. Conclusões
19. Impacto das tecnologias digitais (Henrique C. Mariano/Laíny B. Moraes)
19.1. Repensando dados na era digital
19.2. O uso de sensores conectados – IoT (Internet of Things – internet das coisas)
19.3. Computação quântica (quantum computing)
19.4. Inteligência artificial
20. Empresas ambidestras (Ricardo Engelbert)
21. Gestão da mudança organizacional e inovação (Regiane Moura Mendonça)

21.1. Mudança organizacional
21.2. Gestão de mudanças organizacionais
21.3. Resistência à mudança
21.4. Cultura organizacional
21.5. Os estágios da mudança
21.6. Criando a cultura da mudança
22. Mudança como um processo crítico para a inovação (Núbia Correia)
22.1. Mudança é um processo e não um evento
22.2. Resiliência
22.3. Os oito passos práticos para a mudança
22.4. Como iniciar o movimento de mudança
PARTE IV. PENSANDO A INOVAÇÃO
23. A filosofia por trás de Design Thinking e Lean Startup (Marcos Rodrigues/Thiago Vial/Suzana Campos/Giselle Santos)
23.1. Design Thinking
        23.1.1. Empatizar/Imergir e compreender
        23.1.2. Definir
        23.1.3. Idear
        23.1.4. Prototipar
        23.1.5. Testar
23.2. Lean Startup
24. Frameworks e metodologias ágeis (Wagner Vieira/Marcos Rodrigues/Guilherme Villanova)
24.1. A metodologia ágil
24.2. Por que devemos utilizar métodos ágeis?
24.3. Frameworks
24.4. Qual framework ágil usar?
25. Como combinar as culturas de Design Thinking, Lean Startup e agilidade? (Marcos Rodrigues)
25.1. Combinando as culturas
25.2. Case 1 – Estudantes de Stanford e projeto de irrigação
25.3. Case 2 – GE Healthcare
26. Mentalidade exponencial (Nelson Siqueira Rangel Netto)
27. Soluções centradas no usuário (Leonardo Spolador/Milene Amoriello Spolador)
27.1. A abordagem centrada no usuário
27.2. Criando experiências com clientes
27.3. UX e as novas tecnologias
        27.3.1. Inteligência artificial no UX
        27.3.2. Realidade aumentada e UX
        27.3.3. Computação espacial e realidade mista no UX
27.4. Dark patterns e ética no design centrado no usuário
27.5. Conclusão
28. De startups a scaleups (Bárbara Cabral/Gabriel Vaz)
28.1. Invista nos seus recursos humanos
PARTE V. FOMENTANDO A INOVAÇÃO
29. Designs organizacionais que estimulam a inovação (Ana Carolina Gomes do Prado)
29.1. Por que inovamos?
29.2. Para inovar, temos que mudar!
29.3. O que é o design organizacional?
29.4. O design organizacional pode estimular a inovação?
29.5. Organizações inovadoras: o limite entre o caos e a energia dedicada
30. Criatividade no mundo corporativo: quais são os obstáculos? (Carlos Alberto (Zeca))
30.1. Modelo de educação na escola
30.2. O óbvio
30.3. A rotina
30.4. A inferioridade
30.5. Racionalidade
30.6. Tempo
31. Ambientes colaborativos que estimulam a criatividade e a inovação (Marcelle Cury)
31.1. Ambientes físicos ou não, mas ainda assim colaborativos
        31.1.1. Espaços de trabalho compartilhados
        31.1.2. Trabalho remoto
        31.1.3. Laboratório de inovação
31.2. Influência das pessoas sobre os ambientes colaborativos
31.3. Mindset da mudança no ambiente colaborativo
32. A gestão do conhecimento e a inovação (Marcelle Cury/Flavia Martins)
33. Teoria U e como liderar a partir do futuro que emerge (Sarah Lopes/Sonia Lopes)
33.1. Conclusão
34. As dez habilidades do novo profissional 5.0 (Júnior Rodrigues)
34.1. IA e hiper agilidade
34.2. Top 10 habilidades
34.3. Habilidades do profissional 5.0
        34.3.1. Hiper agilidade
        34.3.2. Liderança exponencial
        34.3.3. Antifragilidade
        34.3.4. Escuta empática
        34.3.5. Aprendizado contínuo
        34.3.6. Foco nos resultados
        34.3.7. Customer centricity
        34.3.8. Fluência em IA
        34.3.9. Cocriação
        34.3.10. Polimatia
35. Como gerir talentos na era da inovação (Rafael Auday)
35.1. Reter talentos na era da inovação
35.2. Liderança inovadora e o líder que inspira
35.3. Conclusão
36. A importância da diversidade e da inclusão na inovação (Simone Alves/Janaina Nolasco Gama/Paulo Boccaletti)
36.1. Conceito de minorias e representatividade
36.2. A maturidade dos programas de diversidade e inclusão (D&I) nas empresas
37. A complexidade e o fomento à inovação (Bruno Leonardo Rosa/Marcio Luiz Reis e Pimenta)
37.1. Complexidade
37.2. Estratégias governamentais
37.3. Governança da inovação
37.4. Adoção de um framework
37.5. Conclusão
38. A importância do intraempreendedorismo como promotor da inovação (Ana Carolina Gomes do Prado)
38.1. O que é ser intraempreendedor?
38.2. Conceitos básicos de intraempreendedorismo
38.3.O modelo mental de um empreendedor
38.4. O “fit cultural” exigido pelos intraempreendedores
38.5. Necessidade x oportunidade
38.6. Dimensões críticas do intraempreendedorismo
38.7. Notas mentais para a vida intraempreendedora
PARTE VI. CONECTANDO A INOVAÇÃO
39. Como estruturar programas de intraempreendedorismo (Paulo Daniel Silveira de Souza)
39.1. Premissas
39.2. Portfólio de projetos
39.3. Estruturação das equipes
39.4. Infraestrutura
39.5. Execução e acompanhamento
39.6. Reconhecimento
39.7. Comunicação
39.8. Medição de resultados
40. Como estruturar um programa de inovação aberta (Regiane Moura Mendonça/Raphael Boldrini)
40.1. Inovação organizacional
40.2. Inovação no ambiente corporativo
40.3. Funil de inovação
40.4. Comitê de inovação
40.5. Realizando na prática
40.6. Programas de inovação aberta
41. Programas de ideathons e hackathons (Regiane Moura Mendonça/Stella Souto)
41.1. Ideathon
41.2. Hackathon
41.3. Ideathon ou hackathon, eis a questão
42. Prova de conceito e MVPs (Ibson Cabral)
42.1. PoC versus MVP
42.2. Pitch
43. Adequando a empresa à inovação (Regiane Moura Mendonça)
43.1. Gerenciamento da inovação
43.2. Inovação estratégica
44. Relação entre grandes empresas e startups (Flávio França)
44.1. Criar startups internamente
44.2. Acelerar startups (inovação aberta)
44.3. Contratar startups
44.4. Investir em startups
44.5. Adquirir startups
44.6. Os cuidados que devem ser tomados – Como ser um bom cliente?
45. Propriedade intelectual e inovação (Alessandra Nascimento Pontes)
46. Tipos de startups (Carlos Marcelo Faustino da Silva/Monique Alves Padilha/Roberta Ferreira/Viviane Laporti)
46.1. Startups na área financeira (fintechs e meios de pagamento)
46.2. Startups na área de educação (edutechs)
46.3. Startups na área de saúde (healthtechs)
46.4. Startups na área da alimentação (foodtechs)
46.5. Startups na indústria (indústria 4.0)
47. Ensino de empreendedorismo ou educação empreendedora (Carlos Marcelo Faustino da Silva/Priscila Siqueira/Simone Alves)
47.1. O caso da startup Polimex Bioplásticos: spin-off do IFRJ
48. Ecossistemas de inovação: impulsionando o empreendedorismo e a transformação tecnológica (Carlos Marcelo Faustino da Silva/Isabela de Jesus da Silva/Felipe Nascimento/Patricia Silva Corrêa/Phillip Lemos C. da Costa/Suzana Campos)
PARTE VII. MEDINDO A INOVAÇÃO
49. Apuração do valor dos projetos de inovação (Luciana Mourão Temporal/Mauricio Moreira da Silva)

49.1. Levantamento das necessidades do negócio para mensuração dos resultados
49.2. Cinco princípios para escolha de critérios de medição de inovação
        49.2.1. As medições de inovação devem ser orientadas para justificar inovações necessárias
        49.2.2. Escolha medições críticas para os processos de melhoria contínua
        49.2.3. Não meça a inovação levando em consideração apenas aspectos financeiros
        49.2.4. Indicadores de performance de inovação deveriam focar em construir competências e cultura de inovação (mindset de inovação)
        49.2.5. Um conjunto padrão e bem definido de métricas de performance de inovação deve ser considerado para atingir melhores resultados em projetos de inovação
50. Indicadores para a gestão da inovação: OKRs, KPIs (Flavia Lins Garcia/Bárbara Cabral)
50.1. O que são OKRs?
50.2. O que são KPIs?
50.3. OKR versus KPI
PARTE VIII. FERRAMENTAS PARA INOVAÇÃO
51. Técnicas de Product Discovery (Gean Pereira/Rafael Auday)
51.1. Design Thinking
51.2. Design Sprint
51.3. Lean Inception
52. CSCW e inovação na forma de trabalho e interação (Viviane Laporti)
52.1. O que é CSCW?
52.2. Exemplos de CSCW
52.3. Colaborar para inovar
52.4. Mas quais recursos as ferramentas devem oferecer?
52.5. Conclusão
53. Gestão de processos para startups (Mariana de Carvalho Werner Lima)
53.1. A importância da gestão de processos
53.2. Gerenciamento de processos de negócio
53.3. Influência de processos na conexão com empresas tradicionais
53.4. Conclusão
PARTE IX. TECNOLOGIAS HABILITADORAS PARA A INOVAÇÃO
54. Inteligência artificial (IA), machine learning e deep learning (Fernando Hannaka/Sérgio Murilo Schütz)
54.1. Motivos para inovar utilizando IA
54.2. Como utilizar a IA
54.3. Resultados de um projeto de inovação utilizando IA
54.4. Estratégias para inovar com IA
55. Realidade aumentada/virtual/mista (Flávio França/Eduardo Marques/Giselle Santos)
55.1. Realidade aumentada
55.2. Realidade virtual
55.3. Realidade mista
55.4. Mercado de XR (AR/VR/MR)
55.5. Case: treinamento de eletricistas em realidade virtual (ENEL)
55.6. Case: treinamento painel do BOP e do sondador (Petrobras)
56. Impressora 3D (Guilherme A. do P. Campos/Thiago Vial/Thiago da Silva Pessanha/Henrique Rego Monteiro da Hora)
56.1. Aplicações com impressoras 3D
57. Robótica (Alessandra Nascimento Pontes)
58. Drones (Alessandra Nascimento Pontes/Ana Carolina Clivatti Ferronato/Henrique Rego Monteiro da Hora)
58.1. Aplicações de drones
59. IoT (internet das coisas) e conectividade 5G (Roberta Ferreira/Bárbara Cabral)
59.1. Breve histórico
59.2. O que é o 5G e o que vem depois?
59.3. Como se conectam
59.4. Como falamos de segurança acerca de tanta evolução
59.5. IoT e outras tecnologias
59.6. Você e o futuro
60. Blockchain (André Coelho)
60.1. O que é blockchain?
60.2. O que é rede pública e rede privada?
60.3. Como funciona o blockchain?
60.4. Exemplo de aplicação prática de tecnologia
60.5. Por que usar blockchain?
60.6. Onde posso aplicar?
60.7. Novos desenvolvimentos e aplicações práticas do blockchain
61. Cloud computing (infraestrutura na nuvem) (Henrique C. Mariano)
61.1. O que é cloud computing e como funciona?
61.2. Por que usar cloud computing?
61.3.Onde aplicar e que resultados posso obter?
62. Big data – A grande revolução dos dados (Bruno Leonardo Rosa/Carlos Alberto Rosa Junior/Marcio Luiz Reis e Pimenta)
Referências bibliográficas
Dedicatória e agradecimentos
Sobre os organizadores e coautores

Escreva um comentário

Acessar

Etiquetas: Livro Jornada de Inovação, aplicação de conceitos, frameworks, ferramentas e experiências para potencializar a inovação e a transformação digital em empresas e startups, Jornada da inovação, Jornada Colaborativa, Jornada, Inovação, conceitos, ferramentas, experiências, potencializar, transformação digital, transformação, digital, empresas, startups, Alan Fernandes, Alessandra Nascimento Pontes, Ana Carolina Clivatti Ferronato, Ana Carolina Gomes do Prado, André Coelho, Antonio Muniz, Bárbara Cabral, Bruno Leonardo Rosa, Carlos Alberto (Zeca), Carlos Alberto Rosa Junior, Carlos Marcelo Faustino da Silva, Cristiane Costa Simons, Eduardo Marques, Felipe Nascimento, Fernando Hannaka, Flavia Lins Garcia, Flavia Martins, Flávio França, Gabriel Vaz, Gean Pereira, Giselle Santos, Guilherme A. do P. Campos, Guilherme Villanova, Henrique C. Mariano, Henrique Rego Monteiro da Hora, Ibson Cabral, Isabela de Jesus da Silva, Luiz Mandarino, Marcelle Cury, Marcio Luiz Reis e Pimenta, Marcos Rodrigues, Mariana de Carvalho Werner Lima, Matheus Antonio Ventura, Mauricio Moreira da Silva, Milene Amoriello Spolador, Monique Alves Padilha, Nelson Siqueira Rangel Netto, Núbia Correia, Patrícia Horisawa, Patrícia Silva Corrêa, Paulo Boccaletti, Paulo Daniel Silveira de Souza, Philip Lemos C. da Costa, Priscila Siqueira, Rafael Auday, Raphael Boldrini, Regiane Moura Mendonça, Renan Rufino, Renata Castro, Ricardo Engelbert, Roberta Ferreira, Sarah Lopes, Sérgio Murilo Schütz, Simone Alves, Sonia Lopes, Stella Souto, Suzana Campos, Thiago da Silva Pessanha, Thiago Vial, Victor Gonçalves, Viviane Laporti, Wagner Vieira, Wesley de Sá Teles, 9786560960220, livro 9786560960220