Colaborou com mais de 30 mil pessoas e mais de 100 times em consultorias, mentorias, cursos de MBA, bootcamps, videoaulas, workshops e palestras em empresas líderes de mercado, como SulAmérica, Petrobras, Vivo, Itaú, Oi, Furnas, Eletrobras, Energisa, Via Varejo, DHL, Accenture, Icatu, Banco do Brasil, Banco Safra, Banco PAN, Citibank, Ernst & Young, Finep, Sebrae, UOL, Pagseguro, Makro, Totvs, Jucesp, Ambev Tech, Dafiti, Meta, Banco Carrefour, Prudential etc. Como fundador e headhunter da Jornada Colaborativa, formou novas lideranças, com R$ 502 mil doados para instituições e o lançamento de mais de 30 livros e eventos com empresas amigas. Sua formação tem uma base multidisciplinar em negócios, tecnologia e liderança, com mestrado em administração no Ibmec, MBA em telecomunicações na
FGV, graduação em tecnologia na Unigranrio e certificações em agilidade, tecnologia Lean, projetos, processos e serviços.
Inspired more than 30,000 people and teams in MBA courses, bootcamps, video classes, workshops, consulting and lectures in leading companies such as SulAmérica, Petrobras, Vivo, Itaú, Oi, Furnas, Eletrobras, DHL, Banco do Brasil, Banco Safra, Banco PAN, Ernst & Young, Finep, Sebrae, UOL, Pagseguro, Makro, Totvs, Jucesp, Ambev Tech and Dafiti.
Mario Muller
Entusiasta de tecnologia, trabalha com TI há mais de 25 anos. Atualmente lidera a prática de High Available Solutions da Accenture, atuando em diversos projetos de transformação digital. Formado em Sistemas de Informação com especialização em Orientação a Objetos e Modelos Operacionais de TI com foco em Resiliência. Além disso, possui diferentes certificações técnicas nas áreas de arquitetura, cloud e desenvolvimento de sistemas.
Thiago Oliveira
Executivo Diretor de Engenharia de Software no Mercado Livre, é coautor do livro “Jornada Business Agility”, Embaixador Global da DevOps Institute, professor nos MBAs de Arquitetura e Engenharia de Software na Faculdade Impacta e Engenharia de Confiabilidade na Quode Academy. Formado em Ciências da Computação pela FITO (Fundação e Instituto Tecnológico de Osasco), graduado em Finanças pela FIEO, com MBA em Derivativos e Mercados Capitais pelo Instituto BMF & BOVESPA e especialização em Governança de Tecnologia pela Unicamp. Há mais de 22 anos atuando na área de tecnologia, é especialista em estratégias de transformação digital, inteligência artificial, governança de tecnologia e customer experience. Conduziu inúmeros projetos multiculturais na Ásia, Europa e América Latina, com um repertório rico de atuação em empresas tradicionais financeiras, startups e fintechs.
eBook: Jornada SRE no Brasil: Unindo conceitos e práticas da engenharia de confiabilidade para melhorar a experiência do cliente
O livro Jornada SRE no Brasil tem o objetivo de compartilhar conceitos e experiências, trazendo uma visão ampla e prática dos desafios e das ações tomadas para superá-los no dia a dia da jornada SRE em diferentes cenários e indústrias de atuação dos coautores.
A Jornada Colaborativa Era uma vez um professor universitário que sonhava em lançar um livro quando finalizou o mestrado em 2006. O sonho começou a ser concretizado em 2017 com o livro “Jornada DevOps”, mas alguns obstáculos travaram sua evolução após a escrita de três capítulos. Em setembro de 2018, durante uma palestra na PUC Minas, surgiu um click: “Será que outras pessoas apaixonadas por DevOps ajudariam com a escrita colaborativa?” Dezenas de colaboradores aceitaram o convite e o livro foi lançado para 350 pessoas no dia 06 de junho de 2019 no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. A escalada dos times gerou novas amizades, aprendizados, doação de R$ 502 mil para instituições com o lançamento de 29 livros e sonhamos transformar mais vidas com a inteligência coletiva e o apoio de empresas amigas.
Antonio Muniz Fundador da Jornada Colaborativa, curador de 30 livros e CEO Advisor 10x.
Thiago Oliveira Líder do time organizador do livro, curadoria e revisão técnica.
Coautores Alessandro Silva Ana Genari Andreia Rodrigues Aranha Ribeiro Antonio Muniz Bruno Barin Bruno Marangoni Christopher Paladino Daniel Falbi Demetrius de Amorim Moro Eduardo Berti Emerson Freitas Gabriel Amaro Igor Osch Simões Júlio Renato Soares Velloso Karin Recchi Leandro E. Sousa Luís Felipe da Costa Neves Marcos Baião Mario Muller Priscila Pinheiro Ricardo Coelho Richard Marques Sidney Rocha Solange Satie Taiolor Morais Tatiane Payá Thiago Jorge Dias Thiago Oliveira Thiago Segantini Will Aguiar William Lavieri de Souza
E-ISBN
9788574529691
Formato
ePUB
Idioma
Português
Lançamento
31 de julho de 2023
Páginas
224
Volume
489,6
Ano
2023
Sumário
PARTE I. INTRODUÇÃO AO SRE 1. Visão geral de SRE (Mario Muller) SRE x DevOps A transformação SRE Principais conceitos do SRE Abraçar o risco (embrace risk) SLI, SLO, SLA Error budget Toil Post mortem 2. Conectando agilidade, DevOps e SRE (Antonio Muniz) PARTE II. FATORES CULTURAIS 3. Ferramentas como instrumentos de transformação cultural (Ricardo Coelho) Tecnologia e sociedade Cultura organizacional Transformação cultural Conclusão 4. Saia dos war rooms recorrentes: invista em DevOps (Taiolor Morais) Introdução Efeitos conhecidos, causas improváveis. Será? O planejamento do seu war room começa na planning do produto Aplicando conceitos na prática Conclusão 5. Blameless post mortem sem mortes (Solange Satie) Por que fazer post mortem? Perguntas que precisam ser respondidas Alguns aprendizados O post mortem e as práticas SRE Conclusão PARTE III. ADOÇÃO DE PRÁTICAS – EMBRACING RISKS 6. Como gerir riscos de forma tangível com dados (Marcos Baião) 1. Tolerância ao risco 2. Meta de disponibilidade 3. Custos Exemplo de gestão de riscos de forma sistêmica a partir da coleta de dados Conclusão 7. Aceitando e aprendendo com as falhas (Sidney Rocha/Thiago Oliveira) Aprendendo com as falhas Canary release Aceite, o seu sistema vai falhar 8. A arte de observar sistemas (Leandro E. Souzsa/Thiago Oliveira) Monitoramento ou observability? O que devemos monitorar e observar? Mas qual é a melhor ferramenta? 9. Métricas (Thiago Jorge Dias/Thiago Oliveira) O que é métrica? E por que as métricas são importantes? Métricas e KPIs: qual a diferença? Diferença entre métrica e KPI na prática The four golden signals Latency Traffic Errors Saturation Four key metrics Lead time Deployment frequency Mean time to restore (MTTR) Change fail percentage Indicadores de confiabilidade Teste suas métricas Conclusão 10. ChatOps (Bruno Marangoni) Introdução O que é? Para que serve? Ferramentas de mercado Dicas de como usar Conclusão 11. O que é toil e como identificá-lo no dia a dia (Alessandro Silva/Thiago Oliveira) 12. Alimentando seu backlog com ações anti-toil (Demetrius de Amorim Moro/Gabriela Dias) Introdução Medir Avaliar Essas métricas representam a realidade da melhor forma possível? Como podemos melhorar o processo de medição? Priorizar Eliminar Capacidade reservada Compartilhe as dores com a comunidade Pratique o discurso Valide, pilote, saia da mesa Celebre e comemore as vitórias Conclusão 13. Error budget – Posso errar à vontade? (Karin Recchi/Thiago Oliveira) Como é o cálculo? Política de error budget Como “queimar” o error budget de forma consciente? Precisão Um error budget deve ter seu tempo consumido Responsabilidade Benefícios Conclusão 14. A importância do SLIe o impacto no ROI pela perspectiva do customer experience (Thiago Oliveira) 15. Como implementar SLI e SLO (Richard Marques/Gabriela Dias) 1. Conhecer a arquitetura do sistema 2. Definir o conceito de “disponível” 3. Definir os SLIs/indicadores 4. Instrumentar o código e medir o baseline 5. Definir os objetivos (SLOs) para os indicadores (SLIs) 6. Publicar/Compartilhar Conclusão 16. War room com mentalidade ágil (William Lavieri de Souza/Thiago Oliveira) 1. Patrocínio 2. Gatilhos 3. Orquestração 4. Diagnóstico 4.1. Modelo guiado 4.2. Modelo empírico 5. Encerramento 17. Tratar, evitar incidentes e evoluir o negócio: qual a prioridade? (Daniel Falbi) Alguns itens que são importantes nas tratativas 18. O momento de começar é em uma crise? (Eduardo Berti/Priscila Pinheiro/Thiago Oliveira) Identificação de uma crise Condução da crise Cerimônia de post mortem Impacto no serviço ou negócio Organização dos dados e documentação Priorização 19. O papel do release engineer (Will Aguiar/Gabriela Dias) Desafio Formação e atividades Otimizar releases Definir calendário de release Orquestrar releases em produção Aprovar mudanças com avaliações técnicas Mensurar indicadores Gerenciar riscos Previsão de release – Quando as coisas não saem como previsto Por que fazer essa cerimônia? 20. Testes, release e rollback (Thiago Segantini) Testes contínuos, uma abordagem de testes em camadas (pirâmide de testes) Canary testing Rollback Testes sintéticos Teste de performance 21. O PRR e a construção do indicador de confiabilidade (Andreia Rodrigues Aranha Ribeiro/Thiago Oliveira) Introdução Objetivo Os pilares Capacity planning Observabilidade Ciclo de desenvolvimento Arquitetura Segurança Governança 22. Service mesh (Gabriel Amaro/Thiago Oliveira) Introdução ao service mesh Modelo tradicional Acelerando o shift-left através do service mesh O service mesh e a engenharia de confiabilidade 23. Chaos engineering (Ana Genari/Bruno Barin) Princípios da engenharia do caos Por onde começar? Montando um experimento Modelos de aplicação de engenharia do caos A qualquer momento Informado antecipadamente Continuous chaos engineering Conclusão 24. SRE como alavanca para o negócio (Tatiane Payá/Thiago Oliveira) Introdução Objetivo Os pilares Os cinco passos Passo 1 – Corrigindo rápido Passo 2 – Comunicação Passo 3 – Impacto Passo 4 – Aprendizado Passo 5 – Métricas Entre fracassos e acertos Considerações finais 25. SRE como parceiro dos squads (estudo de caso) (Júlio Renato Soares Velloso/Luis Felipe da Costa Neves/ Thiago Oliveira) Situação anterior Levantamento Interação entre as áreas Ferramental Perfis Jornada Iniciando o SRE no squad Dashboard Etapas Log analytics Healthcheck Causa-raiz (RCA – Root Cause Analysis) Alertas Oportunidades de melhorias Os quatro golden signals aplicados ao case Erro Latência Saturação Volume Situação nova Conclusão 26. SRE ajudando na estratégia tecnológica (Emerson Freitas) 27. Parceria Dev e SRE na concretização da estratégia (Christopher Paladino) 28. Como observabilidade e SRE andam juntos em um grande varejista (estudo de caso) (Igor Osch Simões) Monitoring as code Desafios dos serviços em execução e desenvolvimento Derrubando as barreiras de comunicação Conclusão e considerações finais Referências Sobre os autores
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