JORNADA DO FEEDBACK
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(-12%)p/Pagamento por PIXSe comunicação é um dos maiores desafios de uma empresa, o feedback é sem dúvida o maior desafio para a gestão. Ele permite que os líderes guiem suas equipes, reconheçam o bom desempenho, identifiquem áreas de melhoria e promovam o desenvolvimento contínuo. Para quem recebe o feedback, ele é igualmente valioso, pois oferece a oportunidade de aprimorar suas habilidades, corrigir comportamentos e acelerar o crescimento na carreira.
No entanto, dar e receber feedback de forma construtiva não é fácil. É por isso que o livro “Jornada do Feedback” apresenta ferramentas e estratégias práticas para apoiar a realização de feedbacks eficazes, promovendo uma cultura de comunicação aberta e aprendizado contínuo.
“Ter um livro tão completo sobre o tema é um verdadeiro presente. Não apenas para você, leitor, mas também para todos aqueles que se beneficiarão dos conhecimentos que você irá aplicar. Ser um líder aberto a receber e oferecer feedbacks constantes pode ser um diferencial significativo para sua carreira e para o desenvolvimento de sua equipe.”
Marisa Reghini, Vice-Presidente de Negócios Digitais e Tecnologia do Banco do Brasil e prefaciadora
A Jornada Colaborativa
Após lançar dezenas de livros reunindo especialistas com relevante atuação no mercado, criamos a série Advisor C-Level para contribuir com os temas mais relevantes para as pessoas que conquistaram ou desejam conquistar as funções de maior responsabilidade nas empresas: CEO, CFO, CIO, CTO, CMO, COO, CRO, CHRO.
Além das publicações de qualidade somando a relevância de 30 anos da Editora Brasport, temos orgulho também do nosso propósito colaborativo com a doação dos royalties para instituições carentes. Até o momento, doamos R$ 556 mil com o lançamento dos livros em grandes congressos e os eventos com empresas amigas, como Globo, Lojas Renner, Banco PAN, Banco Carrefour etc.
Nossos livros também estão em biblioteca virtual, reunindo as melhores editoras do Brasil com 4 milhões de leitores de 900 universidades e empresas parceiras. Entre nesta Jornada para transformar mais vidas com a inteligência coletiva e o apoio de empresas amigas...
Antonio Muniz Fundador da Jornada Colaborativa, curador de mais de 40 livros e CEO Advisor
Celiane Neves e Ketty Sanches Líderes do time organizador do livro, curadoria e revisão
Coautores
Aline Pequeno |
Allyson Brito |
Aluisio Vanzolin |
Amanda Oliveira Sousa |
Antonio Muniz |
Barbara Gottardo |
Celiane Neves |
Dani Dias |
Danielli Viana |
Delano de Milano |
Diana Cardoso Soares |
Fabiana Melo |
Fernando Borguesan Liz |
Giovanna Akemi Silva Marques |
Glauce Paiva |
Isabel Coutinho |
Isabelle Francine S. da Silva |
Ketty Sanches |
Lacy Silva |
Luciano Pinna |
Luiz Carlos Pereira |
Marcantonio Fabra |
Mario Rondon |
Marlon Bastida |
Matheus Haddad |
Paula Rubano dos Santos |
Poliana Peixoto |
Quelvia Correia S. Rodrigues |
Rafael de Oliveira |
Rafaela Sampaio |
Rafaella de Andrade Vieira |
Raquel Rodrigues |
Rodrigo Narcizo |
Rosana Nitta |
Shana Cristiane Morais |
Vanessa P. C. de Santana |
Yoris Linhares |
Comprimento | 24 |
Edição | 1 |
Formato | 17x24 com orelhas |
ISBN | 9786560960572 |
Lançamento | 12/06/2025 |
Largura | 17 |
Lombada | 1,1 |
Páginas | 204 |
Volume | 448,8 |
Ano | 2025 |
Sumário | JORNADA DO FEEDBACK
1. Relações
líder-liderado (Barbara Gottardo/Isabelle Francine Santana da Silva/Paula
Rubano dos Santos) 2.
Comunicação tripartite: como conquistar a confiança e promover o feedback
(Rosana Nitta/Luiz Carlos Pereira) 2.1.
Como construir uma relação de confiança 2.2.
Faça uma liderança transparente e justa 2.3.
Pratique o poder da presença 2.4.
Dê autonomia 2.5.
Tenha empatia e compaixão 2.6.
Cuidado com o excesso de reclamações 2.7.
Entenda vulnerabilidade como uma fortaleza 3. Feedback
e carreira (Rosana Nitta) 3.1.
Efeito Halo 3.2.
Efeito Horn 4.
Comunicação Não Violenta (Rafaela Sampaio/Aline Pequeno/Marcantonio
Fabra/Raquel Rodrigues) 4.1.
O que é a comunicação não violenta (CNV) 4.2.
Observação 4.3.
Sentimentos 4.4.
Necessidades 4.5.
Pedidos 4.6.
Exemplos de comunicação não violenta 4.7.
Auto CNV 4.8.
CNV no trabalho 5. A arte
de dar e receber feedback (Paula Rubano dos Santos/Marlon Bastida) 5.1.
A importância do comportamento humano 5.2.
A definição de comportamento organizacional 5.3.
Líderes e liderados e as relações interpessoais 5.4. Feedback:
a arte da comunicação e da escuta 5.5.
A resiliência: ponto-chave para a comunicação e a relação de confiança 6. Feedbacks
pontuais x feedbacks espontâneos em projetos governamentais (Luciano
Pinna) 7. Mindset
para o feedback: intencionalidade, verdade e comprometimento (Lacy
Silva) 7.1.
Compreendendo o conceito de mindset 7.2.
Qual é o seu tipo de mindset? 7.3. Mindset
e liderança 7.4. Mindset
e percepção 7.5. Mindset
e feedback: intencionalidade, verdade e comprometimento 7.6.
Autopercepção, autoavaliação e autodesenvolvimento PARTE II. FEEDBACK:
DO ZERO AO REAL 8. A
importância do autoconhecimento para dar feedbacks (Diana Cardoso
Soares) 8.1.
Primeira etapa: conexão com o corpo 8.2.
Segunda etapa: reconhecer o pensamento que surge na mente 8.3.
Terceira etapa: dar nome aos sentimentos presentes 9.
Conversas corajosas (Glauce Paiva) 10. Feedback
Wrap (Isabel Coutinho) 10.1.
Entendendo o conceito de Feedback Wrap 10.2.
Aplicando o Feedback Wrap 10.3.
Exemplificando o Feedback Wrap 10.4.
Dica de ouro 10.5.
Considerações finais 11. Feedback
Radar (Rafael de Oliveira/Isabel Coutinho/Aluisio Vanzolin) 11.1.
Como realizar 12. Feedback
construtivo (Danielli Viana/Ketty Sanches/Rodrigo Narcizo) 12.1.
O feedback construtivo 12.1.1. Planejado antecipadamente e
centrado no que é importante 12.1.2. Realizado individualmente 12.1.3. Deve se apoiar em fatos
observáveis e verificáveis 12.1.4. Utilize sentenças que
demonstrem seu ponto de vista e não certezas absolutas 12.1.5. Maximize potencialidades 12.2.
Método CIRA 12.2.1. Contexto 12.2.2. Impacto 12.2.3. Relevância 12.2.4. Ação 13.
Reuniões 1:1 (Fernando Borguesan Liz) 13.1.
O que é 1:1? 13.2.
Por que reuniões 1:1 são importantes? 13.3.
O que pode ser tratado no 1:1? 13.4.
Quais são a frequência e a duração da reunião? 13.5.
Como fazer 1:1 na prática? 13.5.1. Organizar a agenda e se
preparar 13.5.2. Deixar o liderado falar e
demonstrar atenção plena 13.5.3. Fazer anotações 13.5.4. Estabelecer planos de ação 13.5.5. Pedir e dar feedbacks 13.6.
O que fazer depois do 1:1? 14. Feedforward (Ketty
Sanches/Danielli Viana) 14.1. Benefícios do feedforward 14.2. Pilares do feedforward 14.3. Método REPAIR 14.4. Feedforward Thinking 15. Feedback positivo é diferente de
elogio (Danielli Viana) 16. Feedback
para líderes (Paula Rubano dos Santos/Lacy Silva) 16.1.
Liderança e o feedback 16.1.1. Meu líder precisa saber se
está indo bem? 16.2.
A relação líder e liderado e a importância do feedback 17. Feedback
para times ágeis em retrospectivas (Vanessa P. C. de Santana) 17.1.
O que é uma Sprint Retrospective? 17.2.
Como preparar o time para apresentar feedbacks? 17.2.1. Compromisso 17.2.2. Foco 17.2.3. Abertura 17.2.4. Respeito 17.2.5. Coragem 17.3.
Como o feedback é abordado na Sprint Retrospective? 17.3.1. Diretiva primária 17.3.2. Energizer 17.3.3. Check-in 17.3.4. A retrospectiva 17.3.5. Checkout 17.4.
Como atuar em caso de conflitos? 17.5.
E depois do feedback? 18. Feedback
na equipe (Rafaella de Andrade Vieira) 18.1.
Equipes efetivas e o feedback 18.2.
Pilares do feedback em equipe 18.3.
Framework para feedback em equipe 19.
Mentalidade ágil na construção de um feedforward em equipes de alta
performance (Mario Rondon) 19.1.
Introdução 19.2.
Mentalidade ágil e seu manifesto 19.3.
O Manifesto Ágil moderno 19.4.
Feedforward 19.5.
Interface entre os conceitos mentalidade ágil e feedforward 19.6.
Integrando adaptabilidade e feedforward – Como pode ser feito? 19.7.
Conclusão PARTE III.
FEEDBACK NÃO ACABA NO FEEDBACK – ACOMPANHAMENTO 20. PDI –
Plano de Desenvolvimento Individual (Dani Dias/Isabelle Francine Santana da
Silva/Luiz Carlos Pereira/Paula Rubano dos Santos/Rosana Nitta) 20.1.
A importância de treinar e desenvolver pessoas 20.2.
Planejamento do PDI 20.3.
Como montar um PDI de sucesso? 20.3.1. O processo avaliativo 20.3.2. Modelo da roda de
competências 20.3.3. O plano de desenvolvimento 20.4.
Método 70, 20, 10 20.5.
Acompanhamento do PDI 21. Pós-feedback
e acompanhamento (Delano de Milano) 22.
Acompanhamento e performance (Rosana Nitta) 22.1.
Invista em autoconhecimento 22.2. Identifique as crenças que o
limitam ou bloqueios 22.3. Cuidado com a síndrome do
impostor 22.4. Tenha um mentor 22.5. Fortaleça os relacionamentos
que apoiam a sua evolução 22.6. Defina metas alcançáveis,
acompanhe sua evolução e comemore o atingimento 22.7.
Chegamos ao fim do prazo 22.8.
Como o líder pode acompanhar o desenvolvimento do liderado 22.8.1. Mantenha a postura de coach 22.8.2. Reconheça individualmente! 22.8.3. Desafie! 22.8.4. Acompanhe o desenvolvimento
com dados e informação 23.
Carreira (Rosana Nitta/Luiz Carlos Pereira) 23.1.
Conheça suas âncoras de carreira 23.2.
Viva o que deseja alcançar 23.3.
Evite comparações de sucesso 24. Feedback de mão dupla (Rosana
Nitta/Allyson Brito/Celiane Neves) PARTE IV. FEEDBACK
DÁ CERTO! CASES 25. Como
surgiu a ferramenta Feedback Canvas (Matheus Haddad) 26. Feedback
e comunicação não violenta (Fabiana Melo) 27. Feedback
nos setores público e privado (Ketty Sanches/Rodrigo Narcizo) 28.
WeInsight, um jogo para ajudar no feedback (Giovanna Akemi Silva
Marques/Shana Cristiane Morais/Amanda Oliveira Sousa/Quelvia Correia Souto
Rodrigues) 29. Como
estruturar um bom feedback com Feedback Wrap (Yoris Linhares) Referências Dedicatória
e agradecimentos Sobre os
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