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JORNADA DO FEEDBACK



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R$ 52,80

(-12%)p/Pagamento por PIX

Disponível a partir de 12/06/2025


Antonio Muniz

Autor best-seller, empreendedor, mentor executivo e palestrante. Atua como CEO da Advisor 10X, consultoria técnica e acadêmica que ajuda empresas a multiplicarem resultados aplicando práticas ágeis, DevOps e Lean.

Sua formação tem uma base multidisciplinar em negócios, tecnologia e liderança, com mestrado em administração, MBA em telecomunicações, graduação em tecnologia e certificações em agilidade, tecnologia Lean, projetos, processos e serviços.

É fundador da Jornada Colaborativa, comunidade que une especialistas e executivos para escrever livros sobre tecnologia, gestão e carreira. Como iniciativa voluntária, a Jornada Colaborativa doou centenas de livros para desempregados e mais de R$ 500 mil para instituições, somando os direitos autorais e a receita dos eventos em parceria com a Globo, Lojas Renner, Banco PAN, Banco Carrefour, Businessmap e Dynatrace.

Os royalties deste livro também serão doados para a Jornada Colaborativa.

Contato: munizprofessor@gmail.com

LinkedIn: Antonio Muniz

Instagram: Antoniomunizoficial

Spotify: AgileTechCast


English version:

Inspired more than 30,000 people and teams in MBA courses, bootcamps, video classes, workshops, consulting and lectures in leading companies such as SulAmérica, Petrobras, Vivo, Itaú, Oi, Furnas, Eletrobras, DHL, Banco do Brasil, Banco Safra, Banco PAN, Ernst & Young, Finep, Sebrae, UOL, Pagseguro, Makro, Totvs, Jucesp, Ambev Tech and Dafiti.

Se comunicação é um dos maiores desafios de uma empresa, o feedback é sem dúvida o maior desafio para a gestão. Ele permite que os líderes guiem suas equipes, reconheçam o bom desempenho, identifiquem áreas de melhoria e promovam o desenvolvimento contínuo. Para quem recebe o feedback, ele é igualmente valioso, pois oferece a oportunidade de aprimorar suas habilidades, corrigir comportamentos e acelerar o crescimento na carreira.

No entanto, dar e receber feedback de forma construtiva não é fácil. É por isso que o livro “Jornada do Feedback” apresenta ferramentas e estratégias práticas para apoiar a realização de feedbacks eficazes, promovendo uma cultura de comunicação aberta e aprendizado contínuo.

“Ter um livro tão completo sobre o tema é um verdadeiro presente. Não apenas para você, leitor, mas também para todos aqueles que se beneficiarão dos conhecimentos que você irá aplicar. Ser um líder aberto a receber e oferecer feedbacks constantes pode ser um diferencial significativo para sua carreira e para o desenvolvimento de sua equipe.”

Marisa Reghini, Vice-Presidente de Negócios Digitais e Tecnologia do Banco do Brasil e prefaciadora


A Jornada Colaborativa

Após lançar dezenas de livros reunindo especialistas com relevante atuação no mercado, criamos a série Advisor C-Level para contribuir com os temas mais relevantes para as pessoas que conquistaram ou desejam conquistar as funções de maior responsabilidade nas empresas: CEO, CFO, CIO, CTO, CMO, COO, CRO, CHRO.

Além das publicações de qualidade somando a relevância de 30 anos da Editora Brasport, temos orgulho também do nosso propósito colaborativo com a doação dos royalties para instituições carentes. Até o momento, doamos R$ 556 mil com o lançamento dos livros em grandes congressos e os eventos com empresas amigas, como Globo, Lojas Renner, Banco PAN, Banco Carrefour etc.

Nossos livros também estão em biblioteca virtual, reunindo as melhores editoras do Brasil com 4 milhões de leitores de 900 universidades e empresas parceiras. Entre nesta Jornada para transformar mais vidas com a inteligência coletiva e o apoio de empresas amigas...

Antonio Muniz Fundador da Jornada Colaborativa, curador de mais de 40 livros e CEO Advisor                                                                                                                                                                                                         

Celiane Neves e Ketty Sanches Líderes do time organizador do livro, curadoria e revisão                                                                                                                                                                                      

Coautores

Aline Pequeno
Allyson Brito
Aluisio Vanzolin
Amanda Oliveira Sousa
Antonio Muniz
Barbara Gottardo
Celiane Neves
Dani Dias
Danielli Viana
Delano de Milano
Diana Cardoso Soares
Fabiana Melo
Fernando Borguesan Liz
Giovanna Akemi Silva Marques
Glauce Paiva
Isabel Coutinho
Isabelle Francine S. da Silva
Ketty Sanches
Lacy Silva
Luciano Pinna
Luiz Carlos Pereira
Marcantonio Fabra
Mario Rondon
Marlon Bastida
Matheus Haddad
Paula Rubano dos Santos
Poliana Peixoto
Quelvia Correia S. Rodrigues
Rafael de Oliveira
Rafaela Sampaio
Rafaella de Andrade Vieira
Raquel Rodrigues
Rodrigo Narcizo
Rosana Nitta
Shana Cristiane Morais
Vanessa P. C. de Santana
Yoris Linhares
Comprimento

24

Edição

1

Formato

17x24 com orelhas

ISBN

9786560960572

Lançamento

12/06/2025

Largura

17

Lombada

1,1

Páginas

204

Volume

448,8

Ano

2025

Sumário

JORNADA DO FEEDBACK


PARTE I. ANTECEDENTES DE UM FEEDBACK

1. Relações líder-liderado (Barbara Gottardo/Isabelle Francine Santana da Silva/Paula Rubano dos Santos)

2. Comunicação tripartite: como conquistar a confiança e promover o feedback (Rosana Nitta/Luiz Carlos Pereira)

2.1. Como construir uma relação de confiança

2.2. Faça uma liderança transparente e justa

2.3. Pratique o poder da presença

2.4. Dê autonomia

2.5. Tenha empatia e compaixão

2.6. Cuidado com o excesso de reclamações

2.7. Entenda vulnerabilidade como uma fortaleza

3. Feedback e carreira (Rosana Nitta)

3.1. Efeito Halo

3.2. Efeito Horn

4. Comunicação Não Violenta (Rafaela Sampaio/Aline Pequeno/Marcantonio Fabra/Raquel Rodrigues)

4.1. O que é a comunicação não violenta (CNV)

4.2. Observação

4.3. Sentimentos

4.4. Necessidades

4.5. Pedidos

4.6. Exemplos de comunicação não violenta

4.7. Auto CNV

4.8. CNV no trabalho

5. A arte de dar e receber feedback (Paula Rubano dos Santos/Marlon Bastida)

5.1. A importância do comportamento humano

5.2. A definição de comportamento organizacional

5.3. Líderes e liderados e as relações interpessoais

5.4. Feedback: a arte da comunicação e da escuta

5.5. A resiliência: ponto-chave para a comunicação e a relação de confiança

6. Feedbacks pontuais x feedbacks espontâneos em projetos governamentais (Luciano Pinna)

7. Mindset para o feedback: intencionalidade, verdade e comprometimento (Lacy Silva)

7.1. Compreendendo o conceito de mindset

7.2. Qual é o seu tipo de mindset?

7.3. Mindset e liderança

7.4. Mindset e percepção

7.5. Mindset e feedback: intencionalidade, verdade e comprometimento

7.6. Autopercepção, autoavaliação e autodesenvolvimento

PARTE II. FEEDBACK: DO ZERO AO REAL

8. A importância do autoconhecimento para dar feedbacks (Diana Cardoso Soares)

8.1. Primeira etapa: conexão com o corpo

8.2. Segunda etapa: reconhecer o pensamento que surge na mente

8.3. Terceira etapa: dar nome aos sentimentos presentes

9. Conversas corajosas (Glauce Paiva)

10. Feedback Wrap (Isabel Coutinho)

10.1. Entendendo o conceito de Feedback Wrap

10.2. Aplicando o Feedback Wrap

10.3. Exemplificando o Feedback Wrap

10.4. Dica de ouro

10.5. Considerações finais

11. Feedback Radar (Rafael de Oliveira/Isabel Coutinho/Aluisio Vanzolin)

11.1. Como realizar

12. Feedback construtivo (Danielli Viana/Ketty Sanches/Rodrigo Narcizo)

12.1. O feedback construtivo

            12.1.1. Planejado antecipadamente e centrado no que é importante

            12.1.2. Realizado individualmente

            12.1.3. Deve se apoiar em fatos observáveis e verificáveis

            12.1.4. Utilize sentenças que demonstrem seu ponto de vista e não certezas absolutas

            12.1.5. Maximize potencialidades

12.2. Método CIRA

            12.2.1. Contexto

            12.2.2. Impacto

            12.2.3. Relevância

            12.2.4. Ação

13. Reuniões 1:1 (Fernando Borguesan Liz)

13.1. O que é 1:1?

13.2. Por que reuniões 1:1 são importantes?

13.3. O que pode ser tratado no 1:1?

13.4. Quais são a frequência e a duração da reunião?

13.5. Como fazer 1:1 na prática?

            13.5.1. Organizar a agenda e se preparar

            13.5.2. Deixar o liderado falar e demonstrar atenção plena

            13.5.3. Fazer anotações

            13.5.4. Estabelecer planos de ação

            13.5.5. Pedir e dar feedbacks

13.6. O que fazer depois do 1:1?

14. Feedforward (Ketty Sanches/Danielli Viana)

14.1. Benefícios do feedforward

14.2. Pilares do feedforward

14.3. Método REPAIR

14.4. Feedforward Thinking

15. Feedback positivo é diferente de elogio (Danielli Viana)

16. Feedback para líderes (Paula Rubano dos Santos/Lacy Silva)

16.1. Liderança e o feedback

            16.1.1. Meu líder precisa saber se está indo bem?

16.2. A relação líder e liderado e a importância do feedback

17. Feedback para times ágeis em retrospectivas (Vanessa P. C. de Santana)

17.1. O que é uma Sprint Retrospective?

17.2. Como preparar o time para apresentar feedbacks?

            17.2.1. Compromisso

            17.2.2. Foco

            17.2.3. Abertura

            17.2.4. Respeito

            17.2.5. Coragem

17.3. Como o feedback é abordado na Sprint Retrospective?

            17.3.1. Diretiva primária

            17.3.2. Energizer

            17.3.3. Check-in

            17.3.4. A retrospectiva

            17.3.5. Checkout

17.4. Como atuar em caso de conflitos?

17.5. E depois do feedback?

18. Feedback na equipe (Rafaella de Andrade Vieira)

18.1. Equipes efetivas e o feedback

18.2. Pilares do feedback em equipe

18.3. Framework para feedback em equipe

19. Mentalidade ágil na construção de um feedforward em equipes de alta performance (Mario Rondon)

19.1. Introdução

19.2. Mentalidade ágil e seu manifesto

19.3. O Manifesto Ágil moderno

19.4. Feedforward

19.5. Interface entre os conceitos mentalidade ágil e feedforward

19.6. Integrando adaptabilidade e feedforward – Como pode ser feito?

19.7. Conclusão

PARTE III. FEEDBACK NÃO ACABA NO FEEDBACK – ACOMPANHAMENTO

20. PDI – Plano de Desenvolvimento Individual (Dani Dias/Isabelle Francine Santana da Silva/Luiz Carlos Pereira/Paula Rubano dos Santos/Rosana Nitta)

20.1. A importância de treinar e desenvolver pessoas

20.2. Planejamento do PDI

20.3. Como montar um PDI de sucesso?

            20.3.1. O processo avaliativo

            20.3.2. Modelo da roda de competências

            20.3.3. O plano de desenvolvimento

20.4. Método 70, 20, 10

20.5. Acompanhamento do PDI

21. Pós-feedback e acompanhamento (Delano de Milano)

22. Acompanhamento e performance (Rosana Nitta)

            22.1. Invista em autoconhecimento

            22.2. Identifique as crenças que o limitam ou bloqueios

            22.3. Cuidado com a síndrome do impostor

            22.4. Tenha um mentor

            22.5. Fortaleça os relacionamentos que apoiam a sua evolução

            22.6. Defina metas alcançáveis, acompanhe sua evolução e comemore o atingimento

22.7. Chegamos ao fim do prazo

22.8. Como o líder pode acompanhar o desenvolvimento do liderado

            22.8.1. Mantenha a postura de coach

            22.8.2. Reconheça individualmente!

            22.8.3. Desafie!

            22.8.4. Acompanhe o desenvolvimento com dados e informação

23. Carreira (Rosana Nitta/Luiz Carlos Pereira)

23.1. Conheça suas âncoras de carreira

23.2. Viva o que deseja alcançar

23.3. Evite comparações de sucesso

24. Feedback de mão dupla (Rosana Nitta/Allyson Brito/Celiane Neves)

PARTE IV. FEEDBACK DÁ CERTO! CASES

25. Como surgiu a ferramenta Feedback Canvas (Matheus Haddad)

26. Feedback e comunicação não violenta (Fabiana Melo)

27. Feedback nos setores público e privado (Ketty Sanches/Rodrigo Narcizo)

28. WeInsight, um jogo para ajudar no feedback (Giovanna Akemi Silva Marques/Shana Cristiane Morais/Amanda Oliveira Sousa/Quelvia Correia Souto Rodrigues)

29. Como estruturar um bom feedback com Feedback Wrap (Yoris Linhares)

Referências

Dedicatória e agradecimentos

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Etiquetas: Comunicação, Desafio, Feedback, Gestão, Liderança, Desenvolvimento contínuo, Desempenho, Melhoria, Crescimento profissional, Aprimoramento, Equipes, Habilidades, Reconhecimento, Comportamento.