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eBook: Gestão Pública



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Margareth Fabiola dos Santos Carneiro

doutouranda em Administração pela Universidade Nacional de Rosário – Argentina, Mestre em Gestão do Conhecimento e TI pela Universidade Católica de Brasília e pós-graduada em Projetos pela FGV-DF. É PMP desde 1999 e certificada PMI Leadership Master. É membro do PMI, AMA, IPMA e ISACA. Especialista em gerenciamento de projetos, programas e portfólio. Atua há mais de 24 anos como gerente de projetos. Foi fundadora e a primeira presidente do PMI Distrito Federal Chapter. Foi diretora e presidente do PMI GovSIG. Atualmente serve ao PMI CIAC (Código de Conduta Profissional e de Ética do PMI) e ao PMI Standards MAG (Advisory Group). Participa de várias reuniões de Liderança do PMI pelo mundo. É bastante focada no Setor Público e trabalha fortemente para conectar pessoas e organizações pelo mundo com o intuito de auxiliar na troca de experiências e boas práticas de projetos nesse setor.


Entrevista com a autora (PDF) http://doclink.demarest.com.br/fds/fds.aspx?lib=BIBLIOTECA&doc=103214
Entrevista com a autora

Pela variedade, atualidade e relativa profundidade de assuntos abordados, a obra é indispensável aos profissionais de portfólio, programas e projetos do setor público, mas também é uma referência atual e relevante para profissionais da iniciativa privada e do terceiro setor, bem como para os estudantes de pós-graduação de projetos ou administração.

 

O livro consolida conteúdo técnico e teórico proveniente de excelentes e recentes referências bibliográficas. É ricamente ilustrado pelos casos reais apresentados, o que não só reduz a abstração teórica e melhora o entendimento, mas também auxilia na visualização de concreta possibilidade de uso na realidade das organizações. Sobretudo, a inclusão dos casos permite ao leitor conhecer profissionais que são referências na adoção de tais práticas.

 

Os casos apresentados estão restritos a três países das Américas: Brasil, Canadá e Uruguai. Conta com a participação de pessoas envolvidas com o PMI GovSIG durante esses anos e com profissionais que fazem parte do grupo brasileiro de PMO no setor público.

 

Este livro, portanto, é um típico “deliverable” de um projeto, resultante de compromisso, ideal comum, inspiração e muita transpiração da equipe, composta pela autora e 29 colaboradores. O resultado se configurou em um livro com conteúdo relevante, atual e abrangente.

E-ISBN 9788574526577
Edição 1
Lançamento 21/10/2010
Outros formato: ePdf
Páginas 440
Ano 2010
Sumário

SUMÁRIO GESTÃO PÚBLICA

 

Introdução

1. Administração Pública – Uma Visão Geral

1.1 – Políticas Públicas

1.2 – Avaliação

1.3 – Eficiência, Efetividade e Indicadores

1.4 – Máquina Governamental

Referências Bibliográficas

2. A Nova Face do Governo

2.1 – O Choque de Gestão em Minas Gerais

         Considerações Finais

2.2 – Caso 2 – Evolução da Gestão Pública no Acre

         Breve Histórico

         Uso de Ferramenta de Gestão Alinhadas ao Planejamento Estratégico   

         A Experiência do Governo do Acre em Monitoramento e Gerenciamento de Programas e Projetos

         Modelo de Gestão para o Monitoramento de Projetos Prioritários para o Setor Público

         Considerações Finais

Referências Bibliográficas

3. Planejamento Estratégico no Setor Público

3.1 – Introdução

3.2 – O Planejamento Estratégico

3.3 – O Processo de Planejamento Estratégico no Setor Público

         3.3.1 – O Plano Plurianual (PPA)

3.4 – Técnicas para o Planejamento Estratégico

         3.4.1 – A Técnica SWOT

         3.4.2 – A Gestão Estratégica

         3.4.3 – O Balanced Scorecard (BSC)

3.5 – Caso 3 – Gestão Efetiva de Projetos no Governo do Estado do Espírito Santo

         3.5.1 – Introdução

         3.5.2 – O Choque Ético e o Ajuste Fiscal e Administrativo no Espírito Santo

         3.5.3 – Planejamento Estratégico: Plano de Desenvolvimento do Espírito Santo 2025

         3.5.4 – Gerenciamento de Projetos – Pró-Gestão

         3.5.5 – Resultados Alcançados

         3.5.6 – Algumas Metas a Alcançar dos Projetos Estruturantes (2010/11)

         3.5.7 – Considerações Finais

Apêndice – Decreto de Criação da Secretaria de Gerenciamento de Projetos do Estado do Espírito Santo

Referências Bibliográficas

4. Gerenciamento de Portfólio, Programas e Projetos

4.1 – Fontes Relevantes de Conhecimento sobre Projetos, Programas e Portfólio

         4.1.1 – O PMI – Project Management Institute

         4.1.2 – O IPMA – International Project Management Association

         4.1.3 – O OCG – Office of Government Commerce

4.2 – Conceituação de Programas, Projetos e Portfólio

4.3 – Gerenciamento de Programas

         4.3.1 – Cascata de Benefícios

         4.3.2 – Mapa de Benefícios

         4.3.3 – Mapeamento e Gerenciamento das Partes Interessadas

         4.3.4 – Estratégia de Comunicação

         4.3.5 – Estratégia de Gerenciamento dos Benefícios

4.4 – Frameworks para Gerenciamento de Programas

         4.4.1 – Logical Framework

         4.4.2 – MSP – Managing Successful Programmes

         4.3.3 – PMI – The Program Management Standard

         Considerações Finais

4.5 – Gerenciamento de Portfólio

         4.5.1 – Gerenciamento de Portfólio x Gerenciamento de Múltiplo Projetos

         4.5.2 – Posicionamento do Gerenciamento de Portfólio na Organização

         4.5.3 – Relacionamento entre o Gerenciamento de Projetos, Programas, Portfólio e a Estratégia Organizacional

4.6 – O Papel do Gestor de Portfólio

         4.6.1 – O Framework OGC – Portfolio Management Guide

4.7 – O Framework PMI – The Standard for Portfolio Management

         Considerações Finais

4.8 – Gerenciamento de Projetos

         Considerações Finais

4.9 – Caso 4 – ServiceOntario – Canadá

         Resumo

         Introdução

         Precedentes

         Processo de Desenvolvimento do Programa

         A Iniciativa de Balcões de Serviços Integrados

         Planejamento do Programa

         Monitoração do Projeto (Reporte de Status)

         Conclusão

Apêndice I – Acordo de Colaboração

         Canadá – Ontário

         Memorando de Acordo de Colaboração para Prestação de Serviços Públicos

4.10 – Caso 5 – Governo Eletrônico do Uruguai – Impacto do Uso de Metodologia na Gestão de Projetos

         Resumo

         Introdução

         O PMO da AGESIC

         Conclusão

4-11 – Caso 6 – Comunicações em Projetos do Setor Público

         A Tempestade que se Aproxima – Fazendo Muito Mais com Muito Pouco

         Mecanismos de Sobreposição de Fiscalização

         O Valor da Gestão de Projetos e de Comunicações de Projetos para uma Organização do Setor Público

         Reduzir a Propensão para Pensamentos Fantasiosos, Fazendo os Patrocinadores Pensarem de Forma Adulta

         Gerenciamento das Comunicações de Projeto no Setor Público

         Exigências Necessárias para Gerenciamento de Projetos no Setor Público

         O Papel Fundamental da Comunicação: Contar a História

         Um Modelo para Gerenciamento de Comunicações (e Mudanças)

         O Livro que Você Precisa para Obter Sucesso – A Bíblia do Gerenciamento de Comunicações de Projeto

         Considerações Finais

4.12 – Caso 7 – Evolução da Gestão Pública no Acre: Sistema Integrado de Monitoramento

         Resumo

         Breve Histórico

         O Processo de Implantação

         Sistema Integrado de Monitoramento de Projetos e Obras – SIM

         Benefícios e Resultados Imediatos

         Considerações Finais

4.13 – Caso 8 – Experiência de Uso do DotProject no CDT – UnB

         Resumo

         O CDT

         A Necessidade de uma Ferramenta de Gestão Eficiente

         Conclusão

Referências Bibliográficas

5. PMO como Instrumento de Viabilização Governamental

5.1 – Tipologia do PMO

5.2 – Papel e Funções (Atividades e Responsabilidades) do PMO

5.3 – Resistência Cultural – Como Tratar?

5.4 – Implementando um PMO

         5.4.1 – Começar de Novo – Diagnóstico da Situação

5.5 – Benefícios do PMO

5.6 – Caso 9 – História do PMO da Administração das Telecomunicações do Uruguai (ANTEL)

         Introdução

         O Começo

         O Escritório Hoje

         Lições Aprendidas

         Algumas Recomendações na Hora de Implementar um PMO

5.7 – Caso 10 – Escritório Corporativo de Gerenciamento de Projetos da Cidade de Calgary – Canadá

         Introdução

         Contexto – Como a Prefeitura de Calgary Trabalha

         Papéis e Responsabilidades

         Corporate Project Management Centre (CPMC)

         Governança de Projetos

         O Time de Práticas em Gerenciamento de Projetos

         O Time de Serviços Consultivos a Projetos de Investimento

         Organização e Estrutura do CPMC

         Serviços Oferecidos pelo CPMC

         Conclusão

5.8 – Caso 11 – Modelo de Estruturação de Escritórios de Projetos: Fatores Críticos de Sucesso

         Introdução

         Estruturas de Implementação do Modelo EP (o que o EP Pode Fazer)

         Os Pilares

         Metodologias

         Capacitação

         Consultoria

         Competências

         Comunicação

         Suporte Administrativo

         Melhoria Contínua

         Um Pouco Mais sobre os Instrumentos EP

         O Processo (e por que não, o Projeto) de Estruturação do Escritório de Projetos

         Os Desafios de um Escritório de Projetos

         Contexto de Implementação do Modelo EP (como o EP Pode Fazer)

         O Modelo de Estruturação de Escritórios de Projetos

         Exemplos de Implementação do Modelo em Organizações do Governo Federal

         Considerações Finais

Referências Bibliográficas

6. Maturidade em Gerenciamento de Portfólio, Programas, Projetos

6.1 – Modelo de Maturidade da ESI International

6.2 – Modelo de Maturidade do Kerzner – PMMM (Project Management Maturity Model)

6.3 – Modelo de Maturidade da PM Solutions

6.4 – Modelo de Maturidade Darci Prado – MMGP

6.5 – Modelo de Maturidade em Projetos do PMI – o OPM3

6.6 – Os Modelos de Maturidade do OGC

         Conclusão

6-7. Caso 12 – Elevação de Maturidade em Gestão de Projetos no Banco Central do Brasil

         Histórico

         Projeto Maturidade GP

         Projeto Maturidade Implementação

         Ferramenta de TI Corporativa para GP

         Centro de Estudos e Desenvolvimento de Competências de GP

         Redesenho de Processos

         Plano de Comunicação

         Projeto Mais

         Novo Papel do Gepro e de Agentes de GP

         Conclusão

6.8 – Caso 13 – Maturity Transformation Initiative – MTI no Governo de Ontário

         Resumo

         Histórico

         O 3-3-4 MTI

         O Programa de Transformação

         Conclusão

6.9 – Caso 14 – Avaliação e Melhoria de Capacidades para o Governo em Rede: o Modelo de Maturidade do Uruguai

         Resumo

         Introdução

         O Processo

         Modelo de Maturidade do Governo Eletrônico

         Próximos Passos

         Conclusão

Referências Bibliográficas

Glossário

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Etiquetas: Gestão, Pública, Gerenciamento, Projetos, Administração, 9788574524610, Margareth Fabiola dos Santos Carneiro