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Escritório de Processos: BPMO (Business Process Management Office)



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Carlos Hiroshi Usirono, Ph.D
É instrutor, palestrante e consultor líder em gestão de projetos para a otimização de operações. Engenheiro Civil graduado pela Escola Politécnica da USP, Doutor em administração na área de gestão de operações pela EAESP FGV, Mestre em administração pela FEA USP, Pós-graduado em qualidade e produtividade pela Fundação Vanzolini/USP e com especialização no Japão em método de solução de problemas. Possui experiência de mais de 25 anos como especialista em projetos de gestão de mudanças, implementação de sistemas ERP, projetos de melhoria contínua, escritório de processos, jornada de clientes e gestão de desempenho. Desenvolve treinamentos nessas disciplinas e é autor do livro “Escritório de Processos” (Brasport, 2015), entre outras publicações. Professor convidado do IBMEC SP (Gestão de Projetos de Gestão de Operações) e FIA (Gestão de processos e análise e solução de problemas).

Este livro apresenta um conjunto de frameworks que auxiliam o profissional a planejar, estruturar, implantar e conduzir um Escritório de Processos (EP) ou Business Process Management Office (BPMO), abordando todas as etapas e instrumentos necessários para a sua operacionalização.

Além dos aspectos de governança, serão abordadas as técnicas de gestão de melhoria incremental (Business process improvement) e de gestão da transformação (Business process engineering).

O livro destina-se aos profissionais que almejam fortalecer seus conhecimentos sobre a disciplina de gestão por processos, propiciando uma visão abrangente e integrada.

O leitor aprenderá a implantar um processo de governança, a conduzir projetos de melhoria incremental e de transformação e entenderá a importância do alinhamento com as atividades de planejamento estratégico, escritório de projetos, TI, compliance, auditoria, controladoria e áreas funcionais. Adicionalmente, aprenderá a calcular e acompanhar os benefícios de projetos com foco na redução de custos e riscos para a organização e a monitorar o desempenho das áreas organizacionais na identificação das oportunidades de otimização.

Comprimento 24 cm
Edição 1
Formato Livro físico
Idioma Português
ISBN 9788574527420
Lançamento 12/11/2015
Largura 17 cm
Lombada 1,1 cm
Páginas 224
Volume 448.8
Ano 2015
Sumário

Introdução

A importância do escritório de processos

1. Objetivos, escopo de atuação e responsabilidades

1.1. Objetivos

1.2. Componentes

1.3. Integração com o planejamento estratégico

1.4. Responsabilidades

1.5. O escopo de atuação

1.6. Posicionamento na estrutura organizacional da empresa

1.7. Centralizar/descentralizar

       1.7.1. Modelo centralizado

       1.7.2. Modelo descentralizado

       1.7.3. Modelo híbrido

1.8. Competências necessárias

2. Conceitos de gestão e estrutura de processos

2.1. Definição

2.2. Gestão

       2.2.1. Gestão de processos versus gestão de projetos

       2.2.2. Gestão de processos versus gestão por processos

2.3. Arquitetura

       2.3.1. Estrutura funcional e estrutura por processos

       2.3.2. Visão por arquitetura

       2.3.3. Visão da cadeia de valor

       2.3.4. Visão do modelo operacional

       2.3.5. Visão do portfólio de processos

2.4. Gestão de desempenho

       2.4.1. Fatores de competitividade

       2.4.2. Indicadores de eficácia e de eficiência

       2.4.3. Indicadores de desempenho de processos

3. Framework de planejamento, estruturação e implantação de um escritório de processos

Framework I – Planejamento, estruturação e implantação

3.1. Fase I

       3.1.1. Etapa Planejar implantação da governança

       3.1.2. Etapa Desenvolver projetos pilotos

       3.1.3. Etapa Gestão da mudança

3.2. Fase II

       3.2.1. Etapa Definir processo de governança

       3.2.2. Etapa Definir arquitetura

       3.2.3. Etapa Definir componentes do portfólio de processos

       3.2.4. Etapa Definir métodos, técnicas e ferramentas – Abordagens para projetos de processos

       3.2.5. Etapa Mapear portfólio de processos

4. Framework de operação e condução do escritório de processos

4.1. Fase I – Pré-comitê

       4.1.1. Etapa Coleta de informações

       4.1.2. Etapa Avaliação do portfólio

       4.1.3. Etapa Seleção de oportunidades

       4.1.4. Etapa Avaliação de custo-benefício

4.2. Fase II – Execução comitê

       4.2.1. Etapa Avaliação de iniciativas

4.3. Fase III – Pós-comitê

       4.3.1. Etapa Gestão de portfólio de projetos

5. Automação de processos

5.1. BPMS (Business Process Management Suite)

5.2. ERP (Enterprise Resource Planning)

5.3. Workflow

6. Estudo de caso – Implantando e conduzindo um escritório de processos

6.1. Descrição da empresa e do negócio

6.2. Histórico

6.3. Produtos

6.4. Estrutura organizacional

6.5. Cadeia de valor

6.6. Layout da loja matriz

6.7. Principais indicadores (todas as lojas) monitorados pela administração central

6.8. Principais problemas

6.9. As demandas da alta administração

6.10. Principais pontos identificados

6.11. Planejar a governança

6.12. Ações de gestão de mudanças

       6.12.1. Capacitação, comunicação e gestão de mudanças para implantação do escritório de processos

6.13. Engajamento

       6.13.1. Franqueados

       6.13.2. Pares

       6.13.3. Colaboradores

6.14. Execução do projeto piloto

6.15. Estruturação do processo de governança

6.16. Definição de componentes do portfólio de processos

       6.16.1. Definição de métricas de desempenho

       6.16.2. Definição de métodos, técnicas e ferramentas

6.17. Mapeamento de riscos operacionais

6.18. Realização e condução do primeiro comitê

6.19. Coleta de informações

6.20. Situação dos processos

6.21. Avaliação do portfólio de processos

6.22. Avaliação de oportunidades de inovação e melhoria em processos

6.23. Avaliação de custo-benefício das ações propostas

6.24. Avaliação das iniciativas

6.25. As ações pós-comitê

6.26. Exemplo – Redesenho do processo de atendimento e recebimento do pedido e implantação de um sistema de fila única para todas as filiais

       6.26.1. Planejamento

       6.26.2. Execução e controle

       6.26.3. Gestão de mudanças

       6.26.4. Gestão de comunicação

       6.26.5. Gestão da capacitação

       6.26.6. Gestão de stakeholders e engajamento

       6.26.7. Gestão de impactos das ações implantadas

       6.26.8. Avaliação de benefícios

Referências bibliográficas

Anexo 1. BPI (Business Process Improvement) – Kaizen

Anexo 2. BPE (Business Process Engineering) – Inovação e redesenho

Anexo 3. Método Seis Sigma

Anexo 4. Avaliação de custo-benefício de uma ação

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Etiquetas: Escritório de Processos, Escritório, Processos, BPMO, Business Process Management Office, 978-85-7452-742-0, 9788574527420