banner-pix

Negócio Baseado em Projetos (NBP)



  • R$ 80,00R$ 30,00
  • Desconto de 63%

R$ 26,40

(-12%) p/ Pagamento por PIX

Manoel Veras de Sousa Neto
Doutor em administração pela Universidade de São Paulo (USP). Considerado uma das principais referências na área de Tecnologia da Informação no Brasil. Possui experiência com projetos de gestão e tecnologia no setor público e no setor privado. Autor de mais de 15 livros com foco em gestão de negócios, gestão de projetos e tecnologia. Atualmente é professor e consultor vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Manoel Veras fala sobre o livro Arquitetura de Nuvem : Amazon Web Services

Transforme seu negócio para projetos com uma visão integrada e contínua baseada no Life Cycle Canvas® que envolve:

O Planejamento Estratégico

A Gestão do Portfólio de Projetos

A estruturação do Escritório de Gestão de Projetos

A Gestão Dinâmica dos Projetos

A Maturidade em Gestão de Projetos

“Pensar negócio por projetos é pensar o futuro.” Caminhamos para um mundo baseado nas entregas. Ou você entrega ou você entrega. O gerente de projetos deve entender cada vez mais do negócio em que está inserido. Não basta pensar o projeto, será necessário agora, cada vez mais, pensar a ligação do ciclo de negócio com o ciclo de vida dos projetos. O gerente de projetos é de fato o gerente do negócio e quem em última instância responde pelas entregas do cliente.

Este livro sugere pensar e implementar o negócio por projetos, que implica em uma nova forma de gerenciar projetos, uma visão que integra os projetos à estratégia da organização. Sugere a utilização de um PMO mais robusto e estratégico, uma gestão dinâmica de projetos e o uso da maturidade como mecanismo natural de melhoria do sistema de gerenciamento de projetos. A gestão dinâmica de projetos soma a visão de simplicidade trazida pelo uso de técnicas baseadas em canvas com técnicas consagradas advindas de boas práticas. Ela torna o negócio baseado em projetos uma realidade.

O Life Cycle Canvas® é o modelo que dá vida à ideia central do livro, o negócio baseado em projetos. O LCC propõe criar uma estrutura comum para gerenciamento que pode ser escalável de acordo com o uso. De fácil aprendizado, flexível, acelera o processo de tornar a empresa baseada em projetos. O LCC surge para tornar a gestão de projetos tarefa de todos. São dez capítulos que se completam divididos em duas partes: a primeira parte trata de aspectos essenciais do negócio baseado em projetos, passando por estratégia, gestão de portfólio, escritório, gestão dinâmica de projetos e maturidade em gestão de projetos. A segunda parte trata do Life Cycle Canvas® em quatro capítulos.

Comprimento 28 cm
Edição 1
Formato

Livro físico

Idioma Português
ISBN 9788574528656
Lançamento 19 de fevereiro de 2018
Largura 21 cm
Lombada 0,8 cm
Páginas 160
Volume 470.4
Ano 2018
Sumário

Introdução

PARTE I. NEGÓCIO BASEADO EM PROJETOS (NBP)

1. Negócio

1.1. O que é o NBP

1.2. Modelo de Negócio com o BMC

1.3. Gestão de Projetos com o LCC

1.4. Novos Negócios com BMC e LCC

1.5. Questões

1.6. Referências Bibliográficas

2. Estratégia

2.1. Introdução

2.2. Aspectos Essenciais

2.3. Planejamento Estratégico

2.4. Implementação Estratégica

2.4.1. Indicadores Estratégicos

2.4.2. Mapas Estratégicos

2.4.3. Reuniões de Análise da Estratégia (RAE)

2.4.4. Fatores Críticos de Sucesso

2.5. Estratégia com BSC e LCC

2.6. Negócios com BMC, BSC e LCC

2.7. Questões

2.8. Referências Bibliográficas

3. Gestão do Portfólio de Projetos

3.1. Visão Geral

3.2. Portfólio de Projetos

3.3. Diferenciando Portfólio, Programas e Projetos

3.4. Gestão do Portfólio de Projetos (PPM)

3.4.1. Introdução

3.4.2. Fases

3.4.3. Modelo

3.4.4. Avaliação de Projetos

3.4.5. Priorização de Projetos

3.5. Gestão de Portfólio de Projetos e LCC

3.6. Questões

3.7. Referências Bibliográficas

4. Escritório de Gestão de Projetos

4.1. Histórico

4.2. Definições

4.3. Aspectos Importantes

4.4. Estrutura Organizacional

4.4.1. Estratégia e Estrutura

4.4.2. Formas

4.4.3. Componentes

4.4.4. Tipos

4.4.5. Estrutura e PMO

4.5. Implementação

4.5.1. Razões Contra e a Favor da Implementação

4.5.2. Fases da Implementação

4.6. Classificação e Atribuições

4.7. PMO e Life Cycle Canvas®

4.8. Questões

4.9. Referências Bibliográficas

5. Gestão Dinâmica de Projetos

5.1. Introdução

5.2. Conceito

5.3. Gestão Visual

5.3.1. Design Thinking

5.3.2. Gestão Ágil

5.3.3. Gestão Lean

5.4. Gestão do Ciclo de Vida

5.4.1. Fases

5.4.2. Tipos

5.5. Gestão da Mudança

5.6. Gestão por Indicadores

5.6.1. Introdução

5.6.2. Indicadores de Desempenho

5.6.3. Indicadores de Desempenho de Projetos

5.6.4. Análise do Valor Agregado

5.6.5. Avaliação de Projetos

5.6.6. Cockpit

5.7. Gestão Dinâmica de Projetos e LCC

5.8. Questões

5.9. Referências Bibliográficas

6. Maturidade em Gestão de Projetos

6.1. Visão Geral

6.2. Para Que Serve a Maturidade?

6.3. Estratégia e Maturidade

6.4. MMGP – Modelo de Maturidade em Gestão de Projetos

6.4.1. Dimensões

6.4.2. Níveis do Modelo

6.4.3. Plano de Crescimento da Maturidade

6.4.4. Resultados Obtidos

6.5. MMGP e LCC

6.6. Questões

6.7. Referências Bibliográficas

PARTE II. MODELO LIFE CYCLE CANVAS®

7. Conceito

7.1. Introdução

7.2. Aderência ao PMBOK® Guide e ao modelo PRINCE2®

7.3. Quadros-Chave

7.4. Ferramentas e Técnicas

7.5. Artefatos e Comitês

7.5.1. Termo de Abertura do Projeto (TAP)

7.5.2. Plano de Gerenciamento do Projeto (PGP)

7.5.3. Relatório Executivo do Projeto (REP)

7.5.4. Termo de Encerramento do Projeto (TEP)

7.5.5. Comitês

7.6. Telas Principal, Entregador e Cockpit

7.7. Site e App Life Cycle Canvas®

7.8. Questões

7.9. Referências Bibliográficas

8. Facilitador

8.1. Introdução

8.2. Tela Principal

8.3. Ciclo de Vida e Telas Sobrepostas do LCC

8.3.1. Iniciação

8.3.2. Planejamento

8.3.3. Execução, Monitoramento e Controle

8.3.4. Encerramento

8.4. Campos Principais

8.4.1. Por quê?

8.4.2. O quê?

8.4.3. Quem?

8.4.4. Como?

8.4.5. Quando e quanto?

8.5. Campos Auxiliares

8.5.1. Campos Auxiliares Superiores

8.5.2. Indicador Geral de Desempenho do Projeto (IGDP)

8.5.3. Artefatos Padrões

8.5.4. Campos Auxiliares Inferiores

8.6. Tela Entregador

8.6.1. Campos Principais

8.6.2. Campos Secundários

8.7. Tela Cockpit

8.7.1. Campos Principais

8.7.2. Campos Secundários

8.8. Questões

8.9. Referência Bibliográfica

9. Aplicações

9.1. Introdução

9.2. Negócio Baseado em Projetos (NBP)

9.3. Aplicações Gerais

9.3.1. Inovação Guiada

9.3.2. Criação de Novos Negócios

9.3.3. Execução do Planejamento Estratégico

9.3.4. Otimização de Processos de Negócio

9.3.5. Governança da Tecnologia da Informação

9.4. Aplicações Setoriais

9.4.1. Educação

9.4.2. Saúde

9.4.3. Governo

9.4.4. Indústria

9.5. Questões

9.6. Referência Bibliográfica

10. Exemplo

10.1. Introdução

10.2. Iniciação e Planejamento

10.2.1. Iniciação (IN)

10.2.2. Planejamento (PL)

10.3. Execução sem Mudança e Encerramento

10.3.1. Execução(EX); Monitoramento e Controle (M&C)

10.3.2. Encerramento (EN)

10.4. Execução com Replanejamento

10.5. Execução sem Replanejamento

10.6. Questões

10.7. Referência Bibliográfica

Escreva um comentário

Acessar

Etiquetas: Livro Negócio Baseado em Projetos (NBP), Negócio Baseado em Projetos (NBP), Negócio, Projetos, Projetos (NBP), NBP