banner-pix

eBook: PM Mind Map®: a gestão descomplicada de projetos



  • R$ 31,00

Venda de e-book Compre na Amazon Compre no Google Play
Paulo Mei, MBA, PMP

Consultor, instrutor e professor de gestão de projetos e portfólios, além de membro da diretoria do PMI® de São Paulo, atuando no Conselho de Governança. Graduado em Administração de Empresas com ênfase em finanças, MBA pela FAAP e mestrando em Empreendedorismo pela FEA/USP, foi responsável nos últimos vinte anos por grandes projetos no Brasil e no exterior (projetos offshore) e pela implantação de escritórios de projetos em empresas de vários segmentos. É autor do livro Gerenciamento da Integração em Projetos. Ministra palestras em congressos e seminários ligados à Gestão de Projetos e Portfólios.


Conheça o PM Mind Map®, o novo modelo visual para gestão de projetos que vai além da Iniciação e do Planejamento, agregando também em UMA página a Execução, o Monitoramento e o Controle, além de subsidiar o Encerramento formal do projeto.

Criado pelo consultor e professor Paulo Mei, especialista em gerenciamento de projetos e portfólios, para facilitar o trabalho de gestão de projetos utilizando conceitos da Neurociência e Neuroliderança, é constituído de perspectivas estruturadas em uma sequência lógica, abrigando de forma agrupada e simplificada os principais elementos da gestão de projetos.

Disponível para download nos formatos A1 e A0

Visual, prático e intuitivo

Colaborativo e integrado

Orientado a resultados de negócio

Cronograma e respectivas linhas de base

Indicadores de prazo e de custos

Escopo subdividido em entregas e pacotes de trabalho

Preenchimento simples utilizando post-its

 

Apesar da crescente demanda mundial por projetos, a eficiência em sua gestão através da aplicação das melhores práticas de mercado está muito aquém do necessário. Segundo pesquisa em nível nacional divulgada no site www.maturityresearch.com, ainda há muito desperdício de tempo e dinheiro, principalmente devido ao excesso de burocracia, à ineficiência na aplicação das melhores práticas e à falta de qualificação dos profissionais de gestão de projetos.

 

O PM Mind Map® é um modelo visual de gerenciamento de projetos que busca atender às necessidades de melhores resultados, imprimindo características ágeis ao conjunto de melhores práticas do PMI® e a outros padrões de mercado. Além disso, por ser visual e de fácil compreensão, colabora com a introdução ou ampliação da cultura de gerenciamento de projetos nas organizações, um dos fatores preponderantes para a melhoria do desempenho, segundo a pesquisa Pulse of the Profession 2015 do PMI®.

 

Os modelos visuais vieram para ficar, pois possibilitam uma percepção ampliada e integrada dos conceitos da gestão de projetos, permitindo que a equipe e os principais interessados atuem de forma colaborativa em benefício dos resultados do projeto e do negócio, agregando valor à estratégia organizacional.

 

Espero que aproveite a leitura e que coloquem prática as dicas deste livro, utilizando o modelo PM Mind Map® para transformar os desafios em conquistas através da abertura formal do projeto, de um planejamento cuidadoso, de uma preparação minuciosa e finalmente da execução primorosa de seus projetos.

 

Paulo Mei

Comprimento 0
E-ISBN 9788574527321
Edição 1
Formato ePUB
Idioma Português
Lançamento 17/04/2015
Largura 0
Lombada 0
Páginas 144
Ano 2015
Sumário

Introdução

Business Model Generation

Project Model Generation

PM Mind Map®

O NOVO MODELO

Capítulo 1. As Perspectivas do PM Mind Map®

Perspectiva Negócio

Perspectiva Produto

Perspectiva Influências

Perspectiva Condições

Perspectiva Execução

Perspectiva Controle

Capítulo 2. Os Elementos do PM Mind Map®

Proposta de Valor

Resultados de Negócio

Objetivo SMARTC

Produto

Requisitos

Interessados e outras influências externas

Riscos

Recursos

Entregas

Programação de Prazo e Custo

Custo Total

Resultado

Estimativas

Capítulo 3. Relação de Causa-Efeito

Capítulo 4. Comparação com o PMBOK® Guide

Capítulo 5. O Modelo PM Mind Map®

Preenchimento e o ciclo de vida do projeto

A equipe

Questões fundamentais – 5Ws (+1) 2Hs

INICIAÇÃO

Capítulo 6. Perspectiva Negócio

Proposta de Valor

Resultados de Negócio

Objetivo 

Integração e resolução de problemas

Capítulo 7. Perspectiva Produto

Produto, serviço ou resultado

Requisitos

Integração e resolução de problemas

Capítulo 8. Perspectiva Influências

Interessados ou stakeholders

Outras influências externas

Integração e resolução de problemas

PLANEJAMENTO

Capítulo 9. Perspectiva Condições

Restrições

Premissas

Riscos

Integração e resolução de problemas

Capítulo 10. Perspectiva Execução

Recursos

Entregas

Pacotes de trabalho e a linha de tempo

Custos

Integração e resolução de problemas

Capítulo 11. Projeto Exemplo

Descrição

Iniciação

Cabeçalho

Plano do projeto

Capítulo 12. Comunicação do Projeto

Termo de abertura

Plano do projeto

Escopo do produto

EXECUÇÃO, MONITORAMENTO E CONTROLE

Capítulo 13. Perspectiva Controle

Análise de valor agregado

Indicadores

Estimativas

Integração e resolução de problemas

Capítulo 14. Outros Indicadores

Prazo agregado

Gerenciamento da duração agregada

Índice de Desempenho de Recursos Humanos e de Aquisições

Análise das tendências dos marcos

ENCERRAMENTO

Capítulo 15. Encerramento do Projeto ou Fase

Resolução de pendências

Atualização nos ativos de processos organizacionais

Formalizar o encerramento de contratos

Formalizar o encerramento do projeto

Liberar os recursos

Monitorar resultados de negócio

Considerações Finais

CHECK LIST

Verificando a Consistência do Plano

Lições Aprendidas

Referências

Escreva um comentário

Acessar