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eBook: A Escola no Século XXI Volume 4: Desafios Permanentes



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Marcus Garcia de Almeida

é pedagogo, especialista em Gestão do Conhecimento e Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Escritor, palestrante, professor e pesquisador, acredita que só a trilogia Educação, Ensino, Escola é capaz de conduzir a humanidade a um próximo estágio evolutivo.


Do Estado à Escola em Tempos de Novas Tecnologias na Sociedade http://jobller.com/aescolanoseculoxxi/?p=129
Entrevista à Folha Dirigida - 20 a 26 de Agosto de 2013 http://marcusgarcia.pro.br/wp-content/uploads/2013/08/AENSXXI-SR.pdf
Evento de Lançamento Shopping Curitiba – Curitiba-PR – Volume 2 http://jobller.com/aescolanoseculoxxi/?p=390
Evento de Lançamento UFPR – Volume 2 http://jobller.com/aescolanoseculoxxi/?p=363
Evento de Lançamento Shopping Catuaí – Maringá-PR http://jobller.com/aescolanoseculoxxi/?p=414
Maria do Carmo Duarte Freitas

é Engenheira Civil, Mestre e Doutora em Engenharia de Produção (UFSC). É professora do curso de Gestão de Informação e do Mestrado em Engenharia de Produção na UFPR. Pesquisa sobre tecnologias inovadoras para educação que gerem compromisso na construção e compreensão de conteúdos para aumentar a interação professor e aluno.


FOTOS - Evento de Lançamento UFPR – Volume 2 http://jobller.com/aescolanoseculoxxi/?p=363
FOTOS - Evento de Lançamento UFPR – Volume 1 http://jobller.com/aescolanoseculoxxi/?p=234
FOTOS - Evento de Lançamento UFPR – Volume 2 http://jobller.com/aescolanoseculoxxi/?p=363

O Volume 4 – Desafios Permanentes – traz na sua cor flor miosótis – “não-me-esqueças” – o significado que a cor representa para nosso desejo quando tratamos o tema Educação. Enigmática, tem a ela associada inúmeras lendas, desde o possível esquecimento de Adão, ao nomear as plantas no Jardim do Éden, as histórias de amor entre jovens casais até sua associação com a fertilização do solo pelas lágrimas da Virgem Maria dando origem a esta bela flor.

A caminhada de educandos e educadores não pode deixar de valorizar três assuntos que se renovam historicamente: Projeto Político Pedagógico (PPP), Gestão Escolar e as Métricas no contexto das Tecnologias de Informação e Comunicação. 

Este último volume destaca o PPP, o planejamento de ensino, a inserção das tecnologias nas práticas didáticas e a gestão do conhecimento, oriundos do processo de aprendizagem no ambiente escolar de ensino. Ressalta que cabe aos educadores ajudar seus alunos a conduzir os fragmentos de conhecimento recebidos para aquilo que é mais significativo para suas vidas.

Importa, ainda, que não devemos esquecer que nossa proposta é ajudar a formação do professor neste milênio e que não podemos ignorar o papel relevante da GESTÃO ESCOLAR. O profissional gestor – professor – deve entender de orçamento, secretaria, pedagogia, tecnologia e ainda gerir o espaço escolar comum das relações com a comunidade interna (colaboradores e alunos) e externa (pais e comunidades).

 

Ao finalizar esta coleção, o livro discute as métricas de avaliação no âmbito da competência agora mediada por rubricas, como uma tendência no processo de aprendizagem.

Tenhamos sempre em mente que a Educação, como a flor miosótis, não poderá ser esquecida!

"Em todo o mundo, o verdadeiro grande desafio do profissional da educação é apresentar a realidade aos educandos sem perder de vista o processo e o contexto histórico, orientando-os a elaborar as próprias percepções e a aplicar os saberes desenvolvidos nesta realidade de acordo com os valores da sociedade em que vivem e da qual participam.

Em cada sociedade há uma realidade que é distinta, mas a ideologia que a orienta e o pensamento do estado nacional que a acolhe geralmente serão compartilhados entre seus membros.

O processo de GESTÃO ESCOLAR, que é estabelecido pelas políticas que o orientam, só será eficaz à medida que os docentes incorporem ao exercício de seu papel essas mesmas políticas, mas as articulem com suas próprias convicções.

É preciso que o docente defina (e assuma) sua posição ideológica perante os membros da sociedade, orientando suas convicções e seu discurso de acordo com ela, mas respeitando os valores compartilhados.

Cada sociedade colocará os docentes sob um mesmo conjunto de valores, mas não há, e não pode haver, atuação isenta."

Professor Marcus Garcia de Almeida

Comprimento 0
E-ISBN 9788574527192
Edição 1
Idioma Português
Lançamento 09/09/2015
Largura 0
Lombada 0
Páginas 296
Ano 2015
Sumário

CAPÍTULO 8. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Artigo 31. O Projeto Político Pedagógico (PPP) sob a Perspectiva da Tecnologia da Informação (TI)

Resumo

Palavras-chave

1. Técnicas pedagógicas

       1.1. Infraestrutura tecnológica das escolas

       1.2. Avaliação por competências

              1.2.1. Modalidades

       1.3. Plataformas tecnológicas

              1.3.1. Desmistificando a internet

              1.3.2. A origem dos conteúdos

              1.3.3. O que significa informática

       1.4. Recursos educacionais

              1.4.1. Softwares

              1.4.2. Aparelhos

2. Legislação

       2.1. LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)

       2.2. PNE (Plano Nacional de Educação)

       2.3. PEE (Plano Estadual de Educação)

       2.4. PME (Plano Municipal de Educação)

       2.5. DCN (Diretrizes Curriculares Nacionais)

3. Projeto Político Pedagógico (PPP)

       3.1. Estrutura do PPP

4. Case

5. Encaminhamentos metodológicos

6. Questões para reflexão

7. Tópicos para discussão

8. Para saber mais sobre o tema

9. Conclusão

Referências

Artigo 32. O Projeto Político Pedagógico e a Gestão de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação

Resumo

Palavras-chave

1. Introdução

2. Projeto Político Pedagógico

3. Práticas pedagógicas

       3.1. A natureza coletiva do trabalho pedagógico

       3.2. Cultura escolar e inovações pedagógicas

4. Concepção democrática-participativa de gestão

5. Encaminhamento metodológico

6. Case

7. Conclusão

8. Questões para reflexão

9. Tópico para discussão

       9.1. Tecnologias na educação

Referências

Artigo 33. Planejamento de Ensino e as Tecnologias

Resumo

Palavras-chave

1. Introdução

2. Planejamento de ensino e tecnologias

       2.1. Estratégias didático-pedagógicas

       2.2. Questionamentos baseados em casos

       2.3. Plano baseado em mídia

       2.4. Avaliação de aprendizagem

3. Plano de ensino

4. Gerenciamento do fluxo de informação

5. Inserção da tecnologia no ensino

6. Criação do WEB-PCO™

7. Conclusão

8. Questões para reflexão

9. Tópico para discussão

Referências 

Artigo 34. Planejamento de Ensino e as Tecnologias – Avaliação e Feedback

Resumo

Palavras-chave

1. Introdução

2. Planejamento de ensino

       2.1. Conhecimento da realidade

       2.2. Fase de preparação

              2.2.1. Determinação dos objetivos

              2.2.2. Seleção e organização dos conteúdos

              2.2.3. Seleção e organização dos procedimentos de ensino

              2.2.4. Seleção dos recursos

              2.2.5. Seleção de procedimentos de avaliação

              2.2.6. Estruturação do plano de ensino

       2.3. Fase de desenvolvimento

       2.4. Fase de aperfeiçoamento

3. Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA)

       3.1. Ferramentas usuais em ambientes de aprendizagem

       3.2. Aprendizagem colaborativa

4. Encaminhamento metodológico

5. Conclusão

6. Questões para reflexão

7. Tópico para discussão

Referências

Artigo 35. Práticas de Gestão do Conhecimento e Aprendizagem no Espaço Escolar

Resumo

Palavras-chave

1. Introdução

2. Contextualizando o conceito de conhecimento

3. Da sociedade industrial à sociedade baseada em informação e conhecimento

4. Abordagens sobre a criação do conhecimento

5. Gestão do conhecimento e educação

6. Encaminhamento metodológico

7. Case

       7.1. Projeto integrado em gestão da informação

              7.1.1. Gerenciamento de acervos informacionais

              7.1.2. Monitoramento da informação

              7.1.3. Consultoria em informação

              7.1.4. Fontes de informação em ciências biológicas

              7.1.5. Banco de dados

              7.1.6. Metodologia do projeto final e forma de avaliação

       7.2. Disciplina Condensação da Informação: da crítica à prática

       7.3. Avaliação das experiências

8. Conclusão

9. Questões para reflexão

10. Tópico para discussão

11. Para saber mais sobre o tema

Referências

Artigo 36. Tecnologia em Sala de Aula: Análise da Prática do Uso de Filmes de Animação

Resumo

Palavras-chave

1. Introdução

2. Aspectos semióticos do filme de animação

3. O uso do filme de animação em sala de aula

       3.1. Técnicas de utilização de animação em aula

       3.2. Modelagem informacional para filmes de animação

4. Case: aplicação com observações sistemáticas

5. Conclusão

6. Questões para reflexão

7. Tópico para discussão

Referências

CAPÍTULO 9. GESTÃO ESCOLAR

Artigo 37. A Informação e a Ação no Contexto Escolar

Resumo

Palavras-chave

1. Introdução

2. A gestão da informação

       2.1. Informação e ação

       2.2. Algumas características da informação

       2.3. O gerenciamento da informação

       2.4. Sistemas de informação

       2.5. Sistema de informação escolar

       2.6. Sistema de registro escolar

       2.7. Usuários da informação escolar

       2.8. Inteligência coletiva no âmbito escolar

3. Passos para uso da informação no planejamento escolar

4. Case

5. Conclusão

6. Questões para reflexão

7. Tópico para discussão

Artigo 38. Gestão Estratégica e Financeira das Escolas e Instituições de Ensino Superior

Resumo

Palavras-chave

1. Introdução

2. Desenvolvimento

       2.1. As organizações e as estratégias

       2.2. Análise do ambiente e formulação da estratégia

       2.3. Possibilitando a implantação e avaliação das estratégias com a gestão financeira

       2.4. Gestão financeira

       2.5. Como as TICs apoiam os processos de gestão estratégica e gestão financeira

3. Encaminhamento metodológico

4. Case – Metodologia para ligação entre o planejamento e o orçamento nas instituições de ensino superior

       4.1. Formulação das estratégias

       4.2. Elaboração do BSC e definição de indicadores

       4.3. Implantação das estratégias alinhadas ao orçamento

5. Conclusão

6. Questões para reflexão

7. Tópico para discussão

Referências

Artigo 39. Laboratório de Informática: Sala de Aula Tecnológica

Resumo

Palavras-chave

1. Introdução

2. Atores do processo

       2.1. O aluno

       2.2. O professor

       2.3. Coordenador do laboratório

3. Condições técnicas para os laboratórios de informática

       3.1. Espaço físico

       3.2. Laboratório

       3.3. Um computador, vários alunos

4. Computadores

5. Programas

       5.1. Sistema operacional

       5.2. Navegadores para a internet

       5.3. Editores

       5.4. Programas de autoria

6. Internet

7. Conclusão

8. Case – Laboratório da escola Sebastião Paraná

9. Questões para reflexão

10. Tópico para discussão

Referências

CAPÍTULO 10. MÉTRICAS NO CONTEXTO DAS TICS

Artigo 40. Medidas de Avaliação de Aprendizagem

Resumo

Palavras-chave

1. Introdução

2. Diferenças entre testar, medir e avaliar

3. Técnicas e instrumentos de avaliação

4. Instrumentos para avaliação objetiva

5. Instrumentos para avaliação dissertativa

6. Características de um bom instrumento de medida

       6.1. Fidedignidade

       6.2. Validade

7. Aspectos da construção de instrumentos para avaliação da aprendizagem

       7.1. Questões de múltipla escolha

       7.2. Questões de resposta livre

8. Encaminhamento metodológico

9. Case

10. Conclusão

11. Questões para reflexão

12. Tópico para discussão

Referências

Artigo 41. Perspectivas e Tendências das Tecnologias Aplicadas na Edução

Resumo

Palavras-chave

1. Introdução

2. Avaliação baseada em competências – e-rubrica

3. Avaliação com base em bancos de informações – e-portfólios

4. Recursos Educacionais Abertos (REA)

5. Cursos abertos massivos on-line (MOOCs)

6. Aplicativos para smartphones e tablets a serviço da educação – m-learning

7. Conclusão

Referências

Artigo 42. Colaboração em Redes Federadas de Educação

Resumo

Palavras-chave

1. Introdução

2. Redes federadas: conceito

3. Provedores de identidade

4. As plataformas colaborativas

5. SINED

6. Conclusão

7.Questões para reflexão

8. Tópico para discussão

Referências

Artigo 43. Currículo e Conhecimento na Formação por Competência: o Uso de Tecnologias na Flexibilização do Ensino Superior

Resumo

Palavras-chave

1. Introdução

2. Desenvolvimento

       2.1. Currículo no ensino superior

       2.2. Gestão da informação

       2.3. Competências

       2.4. Formação de competência do professor com ênfase no aluno

3. Encaminhamento metodológico

4. Case – Curso de gestão da informação: o currículo em ação

5. Conclusão

6. Questões para reflexão

7. Tópico para discussão

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