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eBook: Microsoft Project 2013 Standard - Professional & Pro para Office 365



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Allan Christian Rocha

Dedica-se há 14 anos à gestão de projetos com base na solução PPM (Project & Portfolio Management) da Microsoft. Aos 21 anos fundou sua própria empresa, especializada em implantações de escritórios de projetos em gestão de portfólio. Após a fusão com a Belo Horizonte Sistemas (BHS), tornou-se o Diretor de Consultoria. Trabalhou com as maiores empresas do Brasil e dos Estados Unidos nos setores automotivo, farmacêutico, aviação, óleo e gás e construção. Foi nomeado pela Microsoft, em 2010, Project Most Valuable Professional (MVP), em reconhecimento à sua liderança na divulgação do Microsoft Project, e mantém o título desde então. É fundador dos blogs mundoEPM.com.br e ppm4all.com, referências sobre o Microsoft Project e Power BI. Criador e difusor da metodologia de implementação “Gerir com Paixão”, que otimiza a gestão dos recursos e portfólio de projetos de inúmeras empresas no Brasil, nos Estados Unidos, na Alemanha e na Dinamarca. Vive hoje na Dinamarca, onde lidera uma equipe de alta performance sempre em busca de novos desafios.


Ricardo Viana Vargas

Especialista em gerenciamento de projetos e implementação de estratégias. Nos últimos 20 anos, foi responsável por mais de 80 projetos de grande porte em diversos países, nas áreas de petróleo, energia, infraestrutura, telecomunicações, informática e finanças, com um portfólio de investimentos gerenciado superior a 20 bilhões de dólares.

 

Ele é atualmente Diretor Executivo da BrightlineTM Initiative, uma coalizão de líderes globais dos setores empresarial, governamental e sem fins lucrativos dedicada a ajudar as organizações a superar a lacuna entre o desenvolvimento e a implementação da estratégia.

 

Entre 2012 e 2016, Ricardo foi o primeiro diretor mundial do Grupo de Infraestrutura e Projetos do Escritório de Serviços de Projetos das Nações Unidas (UNOPS) em Copenhagen, na Dinamarca.

 

Foi o primeiro voluntário da América Latina a ser eleito para exercer a função de presidente do conselho diretor (Chairman) do Project Management Institute, maior organização do mundo voltada para a administração de projetos, com cerca de 2,9 milhões de membros e profissionais certificados.

 

É autor de quinze livros sobre gerenciamento de projetos e apresentador de um dos mais relevantes podcasts na área, o 5 Minutes PM Podcast, com episódios já ouvidos mais de 4 milhões de vezes.

 

Twitter: @rvvargas

LinkedIn: linkedin.com/in/ricardovargas


PARTE 3/3 - Entrevista Construindo Resultados com Gerenciamento de Projetos
Parte final da entrevista concedida por Ricardo Vargas para a Microsoft. Nela o especialista discute os principais temas relacionados ao gerenciamento de projetos no Brasil e no mundo. PARTE 3 DE 3. Esta entrevista está disponível também em inglês. This interview is also available in English. Parte 1 - Elaboração Fluxo PMBOK 4a Ed Portugues
PARTE 2/3 - Entrevista Construindo Resultados com
Continuação da entrevista concedida por Ricardo Vargas para a Microsoft. Nela o especialista discute os principais temas relacionados ao gerenciamento de projetos no Brasil e no mundo. PARTE 2 DE 3. Parte 2 - Elaboração Fluxo PMBOK 4a Ed Portugues
PARTE 1/3 - Entrevista Construindo Resultados com Gerenciamento de Projetos
Entrevista concedida por Ricardo Vargas para a Microsoft. Nela o especialista discute os principais temas relacionados ao gerenciamento de projetos no Brasil e no mundo. PARTE 1 DE 3. Tragedy in Haiti: It is Time to Think in PM for Post Disaster Recovery http://www.ricardo-vargas.com/podcasts/haiti/
In this podcast Ricardo talks about the disaster that happened in Haiti on January 12, 2010, making a reflection about the facts using the Project Management perspective and how coordinated activities promoted by PM practices can bring agility to the recovery. He also approaches the PMI Methodology for Post Disaster Reconstruction, provided by PMI Educational Foundation, available at http://www.pmi.org/pmief/humanitarian/PDRM.asp. Directly from Paris: The Secret of Project Management for Luxury Goods http://www.ricardo-vargas.com/podcasts/parisluxury/
Directly from Paris, France, Ricardo talks in this podcast about the most important characteristics of project management for the development of luxury goods, where criteria like speed and cost reduction are revisited and re-contextualized to reach a market that is driven by other assumptions. He focus on the image construction and exclusivity as essential peculiarity of the functional scope (requirement) of this kind of product. A brand new dimension of the very popular triple restriction (PCT – Performance – Cost – Time). 7 Princípios do Engajamento das Partes Interessadas https://soundcloud.com/ricardo-vargas-podcast/7-principles-of-stakeholder-engagement_pt
Neste episódio, Ricardo fala sobre sete princípios no engajamento das partes interessadas que irão lhe ajudar a entender melhor a dinâmica dessa relação e a conduzir mais facilmente seu projeto ao sucesso. Retrospectiva 2015 https://soundcloud.com/ricardo-vargas-podcast/retrospective-2015_pt
Neste episódio, Ricardo faz uma retrospectiva de 2015 em projetos. Ele enfatiza como a nossa percepção de risco poder mudar durante um cenário de volatilidade. E dá dicas de como podemos mudar o olhar para um projeto em crise e buscar ações. Portfolio Management – Basic Concepts http://www.ricardo-vargas.com/slides/24/
In this presentation, Ricardo explains what is portfolio management, and shows the benefits of a portfolio.

O livro apresenta um dos mais completos e versáteis softwares de
gerenciamento de projetos do mundo, ideal para responder à crescente
demanda por projetos nos mais variados setores de nossa sociedade.

Além de abordar os conceitos, comandos e ferramentas, que se tornaram
clássicos no Project desde sua criação, o livro cobre os novos
recursos disponibilizados no Project 2013.

Dentre os quais destacam-se:

• Project Pro para Office 365.

• Configurações de Conta do Usuário.

• Conexão com Serviços.

• Relatórios Gráficos.

• Sincronização com uma Lista de Tarefas do SharePoint.

• Rastrear Caminhos de Tarefas.

Esses novos recursos foram inseridos dentro do contexto do livro,
visando dar uma fluência de leitura similar ao desenvolvimento de um
projeto.

Uma outra novidade é o aplicativo Pangea PM que tem como intuito
facilitar a integração e colaboração entre o Microsoft Project e
diversas fontes de conteúdos relacionadas à gestão de projetos,
dentre elas: artigos, vídeos, tweets, etc.

O Pangea PM, além de estreitar o relacionamento entre os milhares de
usuários do Microsoft Project, pode e será também o primeiro passo de
grandes novidades.

Foi mantida a área exclusiva do leitor no site _ricardo-vargas.com._ O
grande objetivo é permitir que os leitores acessem conteúdo exclusivo
que será disponibilizado periodicamente, além de participar com o
autor Ricardo Vargas e com os demais leitores de um fórum de discussão
sobre o livro e sobre o Project.

Comprimento 0
E-ISBN 9788574526218
Edição 1
Lançamento 30/08/2013
Largura 0
Lombada 0
Outros formato: ePub
Páginas 572
Ano 2013
Sumário

PARTE I. APRESENTAÇÃO E OPERAÇÕES BÁSICAS DO PROJECT 2013 PROFESSIONAL, STANDARD E PRO PARA OFFICE 365

1. Introdução e Histórico do Produto

2. Especificações do Microsoft Project 2013

3. Comparação entre Versões do Project 2013

4. Requisitos para a Instalação do Microsoft Project

4.1. Requisitos Adicionais para Componentes Específicos

5. Instalação e Ativação do Microsoft Project 2013 e Project Pro para Office 365

5.1. Instalação

         5.1.1. Microsoft Project 2013

         5.1.2. Project Pro para Office 365

6. Ativação e Iniciação do Microsoft Project

6.1. Ativação

         6.1.1. Microsoft Project 2013

         6.1.2. Project Pro para Office 365

6.2. Iniciação

         6.2.1. Bem-vindo ao Project (Get Started)

         6.2.2. Área de Trabalho do Microsoft Project 2013

7. Operações Básicas do Microsoft Project

7.1. Entrando no Office (Configurando sua Conta)

         7.1.1. Adicionando Novos Serviços

7.2. Abrindo um Projeto Existente

7.3. Salvando um Projeto

7.4. Autossalvamento

7.5. Excluindo um Projeto

7.6. Desfazendo Ações (Undo)

8. Modos de Exibição no Microsoft Project 2013

8.1. Gráfico de Gantt

8.2. Diagrama de Rede

8.3. Calendário

8.4. Gantt de Controle

8.5. Linha do Tempo – Timeline View

8.6. Planilha de Tarefas

8.7. Planilha de Recursos

8.8. Gráfico de Recursos

8.9. Uso da Tarefa

8.10. Uso do Recurso

8.11. Planejador de Equipe

8.12. Formulário de Tarefas

8.13. Formulário de Recursos

8.14. Outros Modos de Exibição

9. As Tabelas do Microsoft Project 2013

9.1. Tabelas de Tarefas

9.2. Tabelas de Recursos

10. Utilizando a Ajuda

11. Indicadores Smart Tags

PARTE II. PLANEJAMENTO DO PROJETO COM O MICROSOFT PROJECT 2013

1. Criando um Novo Projeto

1.1. A Partir de um Modelo ou Arquivo Existente

1.2. A Partir de uma Pasta de Trabalho Excel

1.3. A Partir de uma Lista de Tarefas do SharePoint

1.4. Inserindo Informações do Projeto

2. Trabalhando com Calendários

2.1. Criando um Novo Calendário

2.2. Editando Calendários

2.3. Atribuindo um Calendário Existente para um Projeto

2.4. Atribuindo um Calendário Específico para um Recurso

2.5. Editando o Calendário Específico de um Recurso

2.6. Atribuindo um Calendário Específico para uma Tarefa

2.7. Opções Avançadas para os Calendários

3. Criando Atividades em um Projeto

3.1. Inserindo Atividades Através da Tabela de Entrada

3.2. Entendendo o Modo de Agendamento das Tarefas Através do Planejamento Controlado pelo Usuário

3.3. Inserindo Tarefas Periódicas ou Recorrentes

3.4. Dividindo uma Atividade

3.5. Tornando uma Atividade Inativa

3.6. Editando Dados e Atividades

3.7. Excluindo Atividades

3.8. Movendo Atividades

3.9. Preenchendo Células Adjacentes de uma Tarefa com o Fill Handle

4. Criando a Estrutura Analítica do Projeto (EAP ou WBS)

4.1. Recuando Atividades

4.2. Tarefas Resumidas Decrescentes

4.3. Visualizando os Níveis da Estrutura de Tópicos (EAP)

4.4. Acúmulo de Barras de Gantt em Atividades de Resumo

4.5. Códigos de Estrutura de Divisão de Trabalho

         4.5.1. Exibindo os Códigos da EDT

         4.5.2. Personalizando os Códigos EDT

5. Realce de Alterações

6. Inserindo Durações para as Atividades do Projeto

6.1. Entrando com Durações

6.2. Trabalhando com Prazos Finais

7. Inter-relacionamentos entre as Atividades

7.1. Estabelecendo Relações de Dependência entre as Atividades

         7.1.1. Através do Gráfico de Gantt

         7.1.2. Através da Tabela de Entrada

         7.1.3. Através da Tela Informações da Tarefa

         7.1.4. Através do Botão Vincular Tarefas

7.2. Alterando e Editando o Relacionamento entre as Atividades

7.3. Antecipações e Retardos nas Atividades (Latência)

7.4. Excluindo as Dependências

8. Determinação do Caminho Crítico

8.1. Caminho Crítico Simples

8.2. Caminhos Críticos Independentes

8.3. Assistente de Gráficos de Gantt

9. Inspetor de Tarefas

10. Rastrear Caminhos de Tarefas

11. Criando e Gerenciando Recursos

11.1. Criando e Excluindo Recursos

11.2. Editando um Recurso

11.3. Atribuindo Custos aos Recursos

11.4. Alterando o Tipo de Moeda em um Projeto

11.5. Inserindo Custos Diferenciados Através da Tabela de Taxas de Custos

12. Atribuindo um Recurso a uma Atividade

12.1. Atribuindo Recursos de Trabalho

12.2. Atribuindo um Recurso Material a uma Atividade

12.3. Atribuindo um Recurso de Custo a uma Atividade

12.4. Excluindo uma Atribuição de Recursos

12.5. Utilização das Opções da Lista de Recursos para filtrar os Recursos

12.6. Como o Microsoft Project Calcula a Duração de uma Atividade com Base nos Recursos Envolvidos

12.7. Perfis de Alocação de Recursos nas Atividades (Delimitação do Trabalho)

13. Solucionando Problemas de Alocação de Recursos

13.1. Substituição de Recursos

13.2. Troca da Escala de Trabalho

13.3. Trabalho em Hora Extra

13.4. Nivelamento de Recursos

         13.4.1. Definindo Restrições e Prioridades no Nivelamento

         13.4.2. Disponibilidade Variável de Recursos

         13.4.3. Nivelando Recursos

         13.4.4. Limpando o Nivelamento Realizado

13.5. Exibindo Problemas de Nivelamento com o Inspetor de Tarefas

14. Planejador de Equipe

15. Custos

PARTE III. EXECUTANDO O CONTROLE COM O MICROSOFT PROJECT 2013

1. Configurando o Mecanismo de Cálculo e Acompanhamento do Microsoft Project 2013

2. Definindo, Copiando e Limpando a Linha de Base do Projeto

2.1. Definindo a Linha de Base

2.2. Copiando Linhas de Base

2.3. Limpando a Linha de Base

3. Gravando e Limpando Planos Provisórios

4. Acompanhando o Progresso das Atividades

4.1. Acompanhamento Atividade por Atividade Através do Percentual de Conclusão

4.2. Acompanhamento Atividade por Atividade Através da Tela Atualizar Tarefas

4.3. Acompanhamento Atividade por Atividade Através da Tabela de Controle

4.4. Acompanhamento Simultâneo de um Conjunto de Atividades

5. Linhas de Andamento

6. Comparando Versões do Projeto

7. Movendo um Projeto para uma Nova Data

8. Análise de Valor Agregado com o Microsoft Project (Earned Value)

8.1. Terminologia para Orçamento, Custos Reais e Valor Agregado

8.2. Terminologia para Variação de Custos e Prazos

8.3. Terminologia para os Índices de Desempenho

8.4. Terminologia para os Orçamentos e as Projeções

8.5. Preparando o Projeto para Utilizar a Análise de Valor Agregado

8.6. Atualizando o Projeto Através do Valor Agregado

9. Análise Burdown (Taxa de Queima)

PARTE IV. MELHORANDO E ORGANIZANDO A APRESENTAÇÃO DO PROJETO

1. Formatação Básica

1.1. Formatação de Fontes e Cor de Fundo da Célula

1.2. Formatação de Estilos de Texto

1.3. Formatação e Configuração das Colunas

1.4. Formatação de Linhas de Grade

1.5. Formatação de Escala de Tempo

2. Formatação do Gráfico de Gantt

2.1. Formatação de Barras Individuais do Gráfico de Gantt

2.2. Formatação do Estilo das Barras do Gráfico de Gantt

2.3. Estilos de Gráfico de Gantt Predefinidos

2.4. Formatação do Layout do Gráfico de Gantt

3. Formatação do Diagrama de Rede

3.1. Formatação de Caixas Individuais do Diagrama de Rede

3.2. Formatação dos Estilos das Caixas no Diagrama de Rede

3.3. Formatação do Layout do Diagrama de Rede

4. Formatação do Planejador de Equipe

5. Exibição e Formatação da Linha do Tempo (Timeline)

PARTE V. CLASSIFICAÇÃO, FILTROS E GRUPOS

1. Classificação

2. Filtros e Realces

2.1. Filtros Predefinidos

         2.1.1. Filtros de Tarefas

         2.1.2. Filtros de Recursos

2.2. Aplicando um Filtro

2.3. Aplicando um Realce

2.4. Filtro Automático

2.5. Criando e Personalizando Filtros

3. Agrupamento de Informações

3.1. Agrupamentos Predefinidos

         3.1.1. Agrupamentos de Tarefas

         3.1.2. Agrupamento de Recursos

3.2. Aplicando um Agrupamento

3.3. Criando e Personalizando Agrupamentos

PARTE VI. RELATÓRIOS GRÁFICOS, RELATÓRIOS VISUAIS, IMPRESSÃO E EXPORTAÇÃO

1. Relatórios Gráficos

1.1. Tipos de Relatórios Gráficos Predefinidos

1.2. Acessando os Relatórios Gráficos Pré-Instalados

1.3. Criando Relatórios Gráficos

1.4. Editando Relatórios Gráficos

         1.4.1. Editando um Relatório Gráfico  

1.4.2. Editando Caixas de Texto

1.4.3. Editando uma Tabela Dinâmica

1.4.4. Editando um Gráfico Dinâmico

1.4.5. Adicionando um Elemento Gráfico

2. Relatórios Visuais e Cubo OLAP

2.1. Tipos de Relatórios Visuais Predefinidos

2.2. Utilizando um Modelo de Relatório Visual

2.3. Criando, Editando e Gerenciando um Modelo de Relatório Visual

3. Impressão

4. Exportação

5. Compartilhamento

5.1. Sincronizar com o SharePoint

5.2. E-mail

PARTE VII. MÚLTIPLOS PROJETOS E POOL DE RECURSOS

1. Múltiplos Projetos

1.1. Estratégias para Organizar um Projeto-Mestre e Arquivos de Subprojetos

1.2. Inserindo e Excluindo um Subprojeto Individual em um Projeto Existente

1.3. Consolidando Projetos

1.4. Estabelecendo Relações de Dependência entre Projetos Diferentes

1.5. Determinando o Caminho Crítico de um Projeto Consolidado (Mestre)

2. Compartilhamento de Recursos (Pool)

2.1. Quando Utilizar um Compartilhamento de Recursos

2.2. Criando um Pool de Recursos

2.3. Vinculando um Projeto a um Pool de Recursos

2.4. Analisando Atribuições de um Pool de Recursos

PARTE VIII. TÓPICOS AVANÇADOS DO MICROSOFT PROJECT

1. Exportação e Importação de Projetos

1.1. Formato de Ar      quivo com Suporte do Microsoft Project

1.2. Exportando Projetos

1.3. Importando Projetos

2. Exportação de Imagem Gráfica e Assistente de Exportação de Imagens do Office

3. Macros

3.1. Gravando Macros

3.2. Executando uma Macro

3.3. Editando Macros

4. Personalização de Tabelas

5. Personalização de Modos de Exibição

6. Personalização da Faixa de Opções

7. Personalização da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

8. Campos Personalizados

8.1. Tipos de Campos

8.2. Criando e Excluindo um Campo Personalizado

8.3. Lista de Valores em Campos Personalizados

8.4. Fórmulas em Campos Personalizados

8.5. Indicadores Gráficos

8.6. Personalização dos Códigos da Estrutura de Trabalho (WBS, EAP ou EDT)

9. Organizador e Arquivo Global.mpt: Copiando Configuração entre Arquivos

10. Office Store e Aplicativos para Project

10.1. Obter um Aplicativo para Project

10.2. Iniciar um Aplicativo para Project

10.3. Desativar um Aplicativo para Project

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