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eBook: Gerenciamento de Projetos (8a. edição): estabelecendo diferenciais competitivos



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Ricardo Viana Vargas

Especialista em gerenciamento de projetos e implementação de estratégias. Nos últimos 20 anos, foi responsável por mais de 80 projetos de grande porte em diversos países, nas áreas de petróleo, energia, infraestrutura, telecomunicações, informática e finanças, com um portfólio de investimentos gerenciado superior a 20 bilhões de dólares.

 

Ele é atualmente Diretor Executivo da BrightlineTM Initiative, uma coalizão de líderes globais dos setores empresarial, governamental e sem fins lucrativos dedicada a ajudar as organizações a superar a lacuna entre o desenvolvimento e a implementação da estratégia.

 

Entre 2012 e 2016, Ricardo foi o primeiro diretor mundial do Grupo de Infraestrutura e Projetos do Escritório de Serviços de Projetos das Nações Unidas (UNOPS) em Copenhagen, na Dinamarca.

 

Foi o primeiro voluntário da América Latina a ser eleito para exercer a função de presidente do conselho diretor (Chairman) do Project Management Institute, maior organização do mundo voltada para a administração de projetos, com cerca de 2,9 milhões de membros e profissionais certificados.

 

É autor de quinze livros sobre gerenciamento de projetos e apresentador de um dos mais relevantes podcasts na área, o 5 Minutes PM Podcast, com episódios já ouvidos mais de 4 milhões de vezes.

 

Twitter: @rvvargas

LinkedIn: linkedin.com/in/ricardovargas


PARTE 3/3 - Entrevista Construindo Resultados com Gerenciamento de Projetos
Parte final da entrevista concedida por Ricardo Vargas para a Microsoft. Nela o especialista discute os principais temas relacionados ao gerenciamento de projetos no Brasil e no mundo. PARTE 3 DE 3. Esta entrevista está disponível também em inglês. This interview is also available in English. Parte 1 - Elaboração Fluxo PMBOK 4a Ed Portugues
PARTE 2/3 - Entrevista Construindo Resultados com
Continuação da entrevista concedida por Ricardo Vargas para a Microsoft. Nela o especialista discute os principais temas relacionados ao gerenciamento de projetos no Brasil e no mundo. PARTE 2 DE 3. Parte 2 - Elaboração Fluxo PMBOK 4a Ed Portugues
PARTE 1/3 - Entrevista Construindo Resultados com Gerenciamento de Projetos
Entrevista concedida por Ricardo Vargas para a Microsoft. Nela o especialista discute os principais temas relacionados ao gerenciamento de projetos no Brasil e no mundo. PARTE 1 DE 3. Tragedy in Haiti: It is Time to Think in PM for Post Disaster Recovery http://www.ricardo-vargas.com/podcasts/haiti/
In this podcast Ricardo talks about the disaster that happened in Haiti on January 12, 2010, making a reflection about the facts using the Project Management perspective and how coordinated activities promoted by PM practices can bring agility to the recovery. He also approaches the PMI Methodology for Post Disaster Reconstruction, provided by PMI Educational Foundation, available at http://www.pmi.org/pmief/humanitarian/PDRM.asp. Directly from Paris: The Secret of Project Management for Luxury Goods http://www.ricardo-vargas.com/podcasts/parisluxury/
Directly from Paris, France, Ricardo talks in this podcast about the most important characteristics of project management for the development of luxury goods, where criteria like speed and cost reduction are revisited and re-contextualized to reach a market that is driven by other assumptions. He focus on the image construction and exclusivity as essential peculiarity of the functional scope (requirement) of this kind of product. A brand new dimension of the very popular triple restriction (PCT – Performance – Cost – Time). 7 Princípios do Engajamento das Partes Interessadas https://soundcloud.com/ricardo-vargas-podcast/7-principles-of-stakeholder-engagement_pt
Neste episódio, Ricardo fala sobre sete princípios no engajamento das partes interessadas que irão lhe ajudar a entender melhor a dinâmica dessa relação e a conduzir mais facilmente seu projeto ao sucesso. Retrospectiva 2015 https://soundcloud.com/ricardo-vargas-podcast/retrospective-2015_pt
Neste episódio, Ricardo faz uma retrospectiva de 2015 em projetos. Ele enfatiza como a nossa percepção de risco poder mudar durante um cenário de volatilidade. E dá dicas de como podemos mudar o olhar para um projeto em crise e buscar ações. Portfolio Management – Basic Concepts http://www.ricardo-vargas.com/slides/24/
In this presentation, Ricardo explains what is portfolio management, and shows the benefits of a portfolio.

eBook: Gerenciamento de Projetos: Estabelecendo Diferenciais Competitivos, 8ª edição

Inclui cartão com código de acesso à área do leitor. Na área exclusiva do leitor, você terá acesso a vários materiais exclusivos, tais como:

Arquivos de apoioDownload de exercícios e artigos técnicos, entre outros.

Imagens que aparecem no livro em tamanho originalAcesso à versão digital de todas as imagens, facilitando o estudo.

Sorteios e convitesSorteios exclusivos e convites para eventos relacionados aos assuntos do livro, em primeira mão.

 

Novidades da edição:

- Novo passo a passo de planejamento e execução de um projeto

- Novo projeto gráfico com novas ilustrações

- Conteúdo atualizado para o PMBOK® 5ª edição

Você irá aprender a planejar e a controlar um projeto do início ao fim

O livro contém:

- Conceitos básicos de gerenciamento de projetos
- Definições do ciclo de vida dos projetos
- Conteúdo revisado e ampliado para o PMBOK® Guide 5ª edição
- Principais áreas do gerenciamento de projetos segundo o PMBOK® Guide:
- Integração
- Escopo
- Tempo
- Custo
- Qualidade
- Recursos Humanos
- Comunicações
- Riscos
- Aquisições
- Partes Interessadas
- Uso do fluxo de processos do PMBOK® Guide 5ª edição evidenciando cada uma das áreas de conhecimento através de diagramas diretos e coloridos, auxiliando no aprendizado
- Conceitos básicos de Escritório de Projetos (PMO)
- Gestão de riscos

- Gerenciamento e controle financeiro de um projeto

- Análise de valor agregado (Earned Value)

- Aspectos humanos e de liderança

- Novo projeto gráfico com novas ilustrações e esquemas

- Sugestão de podcasts, vídeos e outros conteúdos relacionados ao longo do livro

- Área do leitor no site ricardo-vargas.com ampliada e atualizada com novos documentos de apoio
 
Leia mais do mesmo autor:
- Construindo Times Altamente Eficazes
- Manual Prático do Plano de Projeto: Utilizando o PMBOK® Guide
- Microsoft Project 2013: Standard, Professional & Pro para Office 365
- Planejamento em 140 Tweets (disponível também em inglês, francês, italiano, espanhol e dinamarquês)
- Análise de Valor Agregado
Comprimento 0
E-ISBN 9788574527758
Edição 8
Idioma Português
Lançamento 22/06/2016
Largura 0
Lombada 0
Outros 4 cores e capa flexível
Páginas 288
Ano 2016
Sumário

Sumário do livro Gerenciamento de Projetos, 8ª edição

PARTE I. DEFININDO O GERENCIAMENTO DE PROJETOS

1. Introdução

2. Definição de Gerenciamento de Projetos

O que é um Projeto?

Diferenciando Projetos, Subprojetos, Programas e Portfólios

3. Quando os Projetos São Necessários e Quando Eles Devem Ser Gerenciados?

4.Características dos Projetos

5. Definindo o Sucesso dos Projetos

Estimulando o Sucesso no Projeto

6. Benefícios do Gerenciamento de Projetos

7. Principais Causas de Fracasso em Projetos

8. Nove Mitos do Gerenciamento de Projetos

PARTE II. O CICLO DE VIDA DE UM PROJETO

9. Ciclo de Vida de um Projeto

10. Características do Ciclo de Vida

Potencial de Adicionar Valor ao Projeto

Custo das Mudanças ou Correções

Oportunidade Construtiva x Intervenção Destrutiva

Capacidade de Adequação

Incerteza do Risco x Quantidade Arriscada

11. Os Grupos de Processo

12. Integração entre Desempenho, Custo e Tempo em Projetos

Análise do Custo x Duração do Projeto

Análise do Desempenho x Duração do Projeto

Análise do Desempenho x Investimento

Análise do Desempenho x Escopo

PARTE III. PRINCIPAIS ÁREAS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS SEGUNDO O PMBOK® GUIDE 5ª EDIÇÃO

13. Apresentação

14. Decomposição do PMBOK® Guide 5ª Edição através de Mapas Mentais (Mindmaps)

15. Áreas do Gerenciamento de Projetos

16. Gerenciamento da Integração

[4.1] Desenvolver o termo de abertura do projeto

[4.2] Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto

[4.3] Orientar e gerenciar o trabalho do projeto

[4.4] Monitorar e controlar o trabalho do projeto

[4.5] Realizar o controle integrado de mudanças

[4.6] Encerrar o projeto ou fase

Termo de Abertura do Projeto ou Project Charter

Plano de Gerenciamento do Projeto (Plano Global do Projeto)

17. Gerenciamento do Escopo

[5.1] Planejar o gerenciamento do escopo

[5.2] Coletar os requisitos

[5.3] Definir o escopo

[5.4] Criar a estrutura analítica do projeto (EAP)

[5.5] Validar o escopo

[5.6] Controlar o escopo

Documentação dos Requisitos

Plano de Gerenciamento dos Requisitos do Projeto

Matriz de Rastreabilidade de Requisitos (RTM)

Especificação do Escopo do Projeto (Scope Statement)

Plano de Gerenciamento do Escopo

18. Gerenciamento do Tempo

[6.1] Planejar o gerenciamento do cronograma

[6.2] Definir as atividades

[6.3] Sequenciar as atividades

[6.4] Estimar os recursos das atividades

[6.5] Estimar as durações das atividades

[6.6] Desenvolver o cronograma

[6.7] Controlar o cronograma

Plano de Gerenciamento do Cronograma

19. Gerenciamento dos Custos

[7.1] Planejar o gerenciamento dos custos

[7.2] Estimar os custos

[7.3] Determinar o orçamento

[7.4] Controlar os custos

Plano de Gerenciamento dos Custos

20. Gerenciamento da Qualidade

[8.1] Planejar o gerenciamento da qualidade

[8.2] Realizar a garantia da qualidade

[8.3] Controlar a qualidade

Plano de Gerenciamento da Qualidade

21. Gerenciamento dos Recursos Humanos

[9.1] Planejar o gerenciamento dos recursos humanos

[9.2] Mobilizar a equipe do projeto

[9.3] Desenvolver a equipe do projeto

[9.4] Gerenciar a equipe do projeto

Plano de Gerenciamento dos Recursos Humanos

22. Gerenciamento das Comunicações

[10.1] Planejar o gerenciamento das comunicações

[10.2] Gerenciar as comunicações

[10.3] Controlar as comunicações

Plano de Gerenciamento das Comunicações

23. Gerenciamento dos Riscos

[11.1] Planejar o gerenciamento dos riscos

[11.2] Identificar os riscos

[11.3] Realizar a análise qualitativa dos riscos

[11.4] Realizar a análise quantitativa dos riscos

[11.5] Planejar as respostas aos riscos

[11.6] Controlar os riscos

Plano de Gerenciamento dos Riscos

24. Gerenciamento das Aquisições

[12.1] Planejar o gerenciamento das aquisições

[12.2] Conduzir as aquisições

[12.3] Controlar as aquisições

[12.4] Encerrar as aquisições

Plano de Gerenciamento das Aquisições

25. Gerenciamento das Partes Interessadas

[13.1] Identificar as partes interessadas

[13.2] Planejar o gerenciamento das partes interessadas

[13.3] Gerenciar o engajamento das partes interessadas

[13.4] Controlar o engajamento das partes interessadas

Plano de Gerenciamento das Partes Interessadas

PARTE IV. PREPARANDO A ORGANIZAÇÃO PARA OS PROJETOS

26. Alternativas Organizacionais

Organizações não Baseadas em Projetos

Organizações Baseadas em Projetos

27. Estrutura Organizacional Funcional

28. Estrutura Organizacional por Projetos

29. Estrutura Matricial Leve

30. Estrutura Matricial Balanceada

31. Estrutura Matricial Forte

32. Project Management Office

Tipos de Escritórios de Projetos (PMO)

Constituindo um PMO

PARTE V. O GERENTE DE PROJETOS E SUAS INTERFACES

33. Definições e Habilidades do Gerente de Projetos

34. Selecionando o Gerente de Projetos

A – Resolução de Problemas

B – Administração 

C – Supervisão e Gerenciamento do Time

D – Relações Interpessoais

E – Outras Habilidades Pessoais

35. Principais Erros Cometidos na Seleção do Gerente de Projetos

36. Administração de Conflitos

37. Ética e Responsabilidade Profissional

O que é Responsabilidade Profissional?

PARTE VI. O PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

38. Estruturando um Processo para o Gerenciamento de Projetos

O Processo de Gerenciamento do Projeto

39. Iniciação

Problema ou Oportunidade (01)

Criar o Termo de Abertura do Projeto (Project Charter) (02)

Identificar e Selecionar o Gerente do Projeto (03)

Estabelecer o Time Diretivo do Projeto (04)

Criar o Repositório de Informações (05)

Definir Objetivo(s), Justificativa(s), Produto(s) e Principais Entregas (06)

Identificar as Partes Interessadas (07)

40. Planejamento

Criar Alternativas para Construção do Escopo (08)

Estimar Desempenho, Custos, Prazos, Riscos, Consequências e Adequação à Cultura das Alternativas (09)

Selecionar o Melhor Conjunto de Alternativas (10)

Criar a Especificação (Declaração) de Escopo (11)

Aprovar a Especificação de Escopo do Projeto (12)

Rever as Alternativas Selecionadas e/ou a Especificação de Escopo (13)

Criar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP) (14)

Realizar a Análise de Comprar ou Fazer (15)

Criar o Plano de Gerenciamento do Escopo (16)

Criar o Plano de Gerenciamento da Qualidade (17)

Listar as Atividades de Cada Pacote de Trabalho (18)

Determinar a Duração das Atividades (19)

Identificar os Recursos Necessários (20)

Alocar Recursos nas Atividades e Atribuir Responsabilidades (21)

Criar o Plano de Gerenciamento dos Recursos Humanos (22)

Analisar Partes Interessadas (23)

Criar o Plano de Gerenciamento das Partes Interessadas (24)

Criar o Plano de Gerenciamento das Comunicações (25)

Inter-relacionar as Atividades e Criar o Diagrama de Rede (26)

Fazer a Conciliação dos Recursos Superalocados (27)

Identificar o Caminho Crítico (28)

Desenvolver o Cronograma do Projeto (29)

Criar o Plano de Gerenciamento do Cronograma (30)

Calcular o Custo das Atividades e o Orçamento do Projeto (31)

Criar o Plano de Gerenciamento dos Custos (32)

Identificar os Riscos (33)

Analisar os Riscos (34)

Planejar Respostas aos Riscos (35)

Criar o Plano de Gerenciamento dos Riscos (36)

Criar os Documentos de Aquisições (37)

Criar o Plano de Gerenciamento das Aquisições (38)

Finalizar o Dicionário da EAP (39)

Gerar a Linha de Base do Projeto (40)

Aprovar o Plano do Projeto (41)

Rever o Plano do Projeto (42)

41. Execução

Executar os Pacotes de Trabalho (43)

Executar as Atividades de Suporte (44)

42. Monitoramento e Controle

Monitorar o Escopo do Projeto (45)

Monitorar o Cronograma do Projeto (46)

Monitorar os Custos do Projeto (47)

Monitorar os Riscos do Projeto (48)

Gerenciar as Expectativas das Partes Interessadas (49)

Reportar o Desempenho do Projeto (50)

Executar o Controle Integrado de Mudanças (51)

Registrar Lições Aprendidas (52)

Verificar se os Trabalhos Foram Concluídos (53)

43. Encerramento

Validar o(s) Resultado(s) do Projeto (54)

Realizar os Procedimentos de Encerramento (55)

Bibliografia

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