Liderar iniciativas e projetos de tecnologia é, por si só, um desafio. Fazer isso em cenários incertos e muitas vezes imprevisíveis exige muito mais do que conhecimento técnico.
Com mais de 20 anos de experiência em empresas de diferentes segmentos, o autor compartilha neste livro os aprendizados que acumulou enfrentando ciclos de expansão, crises, reestruturações e transformações digitais.
Aqui, você encontrará reflexões, conceitos práticos e cases reais, além de um modelo estruturado para quem precisa liderar equipes de TI em ambientes desafiadores.
Mais do que um relato de trajetória, este é um guia aplicável para profissionais de tecnologia que desejam se preparar (ou se fortalecer) como líderes capazes de gerar impacto em qualquer cenário.
Os casos apresentados neste livro são interessantes porque refletem situações reais na liderança de cenários complexos (um dos projetos trata da consolidação das tecnologias e dos processos em várias empresas; outro aborda a difícil tarefa de assumir uma área diferente, acumulando ainda a gestão da TI; e um terceiro reflete uma situação muito comum: a escassez de recursos a que muitas vezes as áreas de TI são submetidas), mas quando vistos em perspectiva possuem diversas boas práticas em comum. É muito interessante a estruturação proposta para o entendimento do problema de negócio, as perspectivas consideradas, bem como as soluções propostas e as práticas executadas.
Posso dizer, sem sombra de dúvida, que este livro é uma importante contribuição sobre a arte de liderar e gerenciar as iniciativas de TI em uma organização, levando em conta principalmente a experiência do autor no tema, de maneira prática, e a facilidade de traduzir esse conhecimento em algo prático e útil para os gestores e profissionais envolvidos nas decisões e implementações de TI.
Professor Dr. Cláudio Larieira
Prefaciador
Comprimento | 24 cm |
Edição | 1 |
Formato | Lívro Físico 17x24 com orelhas |
Idioma | Português |
ISBN | 9786560960657 |
Lançamento | 18 de julho de 2025 |
Largura | 17 cm |
Lombada | 1 cm |
Páginas | 174 |
Volume | 408 |
Ano | 2025 |
Sumário | LIDERANÇA DE TECNOLOGIA EM CENÁRIOS
COMPLEXOS
Introdução PARTE I. JUSTIFICATIVA 1. Por que fazemos o que
fazemos 2. Liderança e engajamento PARTE II. CONCEITOS 3. Estratégia 4. Liderança 5. Projetos e mudança
organizacional 6. Comunicação 7. Confiança PARTE III. CASES 8. Projeto Consolidação 8.1. Sumário executivo 8.2. Apresentação da empresa 8.3. Abrangência do case 8.3.1. O projeto ganha forma 8.3.2. Cenário atual 8.3.3. Solução proposta 8.4. A jornada do projeto 8.4.1. Onboarding 8.4.2. Rotinas de acompanhamento – Time tech 8.4.3. Rotinas de acompanhamento – Key users 8.4.4. Rotinas de acompanhamento – Key users e áreas 8.4.5. Rotinas de acompanhamento – Lideranças das áreas 8.5. Estratégia de liderança
aplicada 8.5.1. Transparência 8.5.2. Coerência 8.5.3. Constância 8.6. Dores e desafios 8.6.1. Key users 8.6.2. Gestão técnica do time 8.6.3. Mudanças na empresa 8.6.4. Gestores das áreas de negócio 8.6.5. Modelo de atuação – home office 8.7. Resultados obtidos 8.7.1. Liderança 8.7.2. Liderados 8.8. Encerramento (principais
aprendizados) 9. Manutenção 9.1. Sumário executivo 9.2. Apresentação da empresa 9.3. Abrangência do case 9.3.1. Conhecendo a área de manutenção 9.4. A jornada de atuação 9.4.1. Pessoas 9.4.2. Processos 9.4.3. Tecnologia 9.5. Estratégia de liderança
aplicada 9.5.1. Transparência 9.5.2. Coerência 9.5.3. Constância 9.6. Dores e desafios 9.6.1. A realidade da empresa 9.6.2. O parque de equipamentos 9.6.3. O orçamento da área para o ano 9.7. Resultados obtidos 9.7.1. Liderança 9.7.2. Liderados 9.8. Encerramento (principais
aprendizados) 10. Liderança de tecnologia em
cenário de crise 10.1. Sumário executivo 10.2. Apresentação da empresa 10.2.1. Identificação das empresas 10.3. Abrangência do case 10.3.1. Empresa 1 – aproximadamente quatro anos 10.3.2. Empresa 2 – aproximadamente quatro anos e meio 10.3.3. Empresa 3 – aproximadamente um ano e meio 10.4. A jornada de atuação 10.4.1. Um novo funcionário 10.4.2. Aprendendo sobre a empresa 10.4.3. Mentoria na TI 10.4.4. Semana da Segurança da Informação 10.4.5. Acompanhamento operacional em tempo real 10.4.6. Parceria com hub de inovação 10.5. Estratégia de liderança
aplicada 10.5.1. Transparência 10.5.2. Coerência 10.5.3. Constância 10.6. Dores e desafios 10.6.1. Falta de recursos em geral 10.6.2. Assédio do mercado 10.6.3. Comportamento da empresa 10.6.4. Nível de pressão para o time 10.6.5. Dificuldade para as recompensas 10.6.6. Atuação como líder e gestor 10.7. Resultados obtidos 10.8. Encerramento (principais
aprendizados) PARTE IV. MODELO DE LIDERANÇA
EM CENÁRIOS COMPLEXOS 11. Modelo de atuação para
liderança 11.1. Propósito 11.2. Confiança 11.2.1. Transparência 11.2.2. Coerência 11.2.3. Constância 11.2.4. Unindo transparência + coerência + constância 11.2.5. Fortalecendo as relações 11.3. Ações 11.3.1. Identificação das ações 12. Conclusão Referências bibliográficas Sobre a Brasport |
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