banner-pix

Liderança de Tecnologia em Cenários Complexos


  • Modelo:025671
  • Disponibilidade:Em estoque

  • R$ 80,00R$ 60,00
  • Desconto de 25%

R$ 52,80

(-12%)p/Pagamento por PIX

Disponível a partir de 18/07/2025


Diogo Vasconcelos

Diogo Vasconcellos é executivo sênior nas áreas de TI, Digital e Inovação, já tendo liderado também áreas de manutenção de equipamentos e PMO estratégico, atuando em diversos setores de mercado, como logística e portuária, centros de distribuição e transportes, distribuição e varejo, além do agronegócio, tendo passado por grandes empresas nacionais e experiência em multinacional.

Atuação no ecossistema de inovação e empreendedorismo, atualmente liderando o Comitê de Startups de uma das mais relevantes associações de empresas de tecnologia no país.

Em 2024 foi eleito Executivo de TI do ano no agronegócio e serviços relacionados e apontado como TOP 50 Executivo de Destaque em Inteligência Artificial.

Formado em análise de sistemas, com especializações em e-business, gestão de projetos, gestão de negócios e mestrado pela FGV/EAESP. Possui certificação PMP em gestão de projetos.


Liderar iniciativas e projetos de tecnologia é, por si só, um desafio. Fazer isso em cenários incertos e muitas vezes imprevisíveis exige muito mais do que conhecimento técnico.

Com mais de 20 anos de experiência em empresas de diferentes segmentos, o autor compartilha neste livro os aprendizados que acumulou enfrentando ciclos de expansão, crises, reestruturações e transformações digitais.

Aqui, você encontrará reflexões, conceitos práticos e cases reais, além de um modelo estruturado para quem precisa liderar equipes de TI em ambientes desafiadores.

Mais do que um relato de trajetória, este é um guia aplicável para profissionais de tecnologia que desejam se preparar (ou se fortalecer) como líderes capazes de gerar impacto em qualquer cenário.

Os casos apresentados neste livro são interessantes porque refletem situações reais na liderança de cenários complexos (um dos projetos trata da consolidação das tecnologias e dos processos em várias empresas; outro aborda a difícil tarefa de assumir uma área diferente, acumulando ainda a gestão da TI; e um terceiro reflete uma situação muito comum: a escassez de recursos a que muitas vezes as áreas de TI são submetidas), mas quando vistos em perspectiva possuem diversas boas práticas em comum. É muito interessante a estruturação proposta para o entendimento do problema de negócio, as perspectivas consideradas, bem como as soluções propostas e as práticas executadas.

Posso dizer, sem sombra de dúvida, que este livro é uma importante contribuição sobre a arte de liderar e gerenciar as iniciativas de TI em uma organização, levando em conta principalmente a experiência do autor no tema, de maneira prática, e a facilidade de traduzir esse conhecimento em algo prático e útil para os gestores e profissionais envolvidos nas decisões e implementações de TI.

Professor Dr. Cláudio Larieira

Prefaciador

Comprimento

24 cm

Edição

1

Formato

Lívro Físico 17x24 com orelhas

Idioma

Português

ISBN

9786560960657

Lançamento

18 de julho de 2025

Largura

17 cm

Lombada

1 cm

Páginas

174

Volume

408

Ano

2025

Sumário

LIDERANÇA DE TECNOLOGIA EM CENÁRIOS COMPLEXOS

 

Introdução

PARTE I. JUSTIFICATIVA

1. Por que fazemos o que fazemos

2. Liderança e engajamento

PARTE II. CONCEITOS

3. Estratégia

4. Liderança

5. Projetos e mudança organizacional

6. Comunicação

7. Confiança

PARTE III. CASES

8. Projeto Consolidação

8.1. Sumário executivo

8.2. Apresentação da empresa

8.3. Abrangência do case

        8.3.1. O projeto ganha forma

        8.3.2. Cenário atual

        8.3.3. Solução proposta

8.4. A jornada do projeto

        8.4.1. Onboarding

        8.4.2. Rotinas de acompanhamento – Time tech

        8.4.3. Rotinas de acompanhamento – Key users

        8.4.4. Rotinas de acompanhamento – Key users e áreas

        8.4.5. Rotinas de acompanhamento – Lideranças das áreas

8.5. Estratégia de liderança aplicada

        8.5.1. Transparência

        8.5.2. Coerência

        8.5.3. Constância

8.6. Dores e desafios

        8.6.1. Key users

        8.6.2. Gestão técnica do time

        8.6.3. Mudanças na empresa

        8.6.4. Gestores das áreas de negócio

        8.6.5. Modelo de atuação – home office

8.7. Resultados obtidos

        8.7.1. Liderança

        8.7.2. Liderados

8.8. Encerramento (principais aprendizados)

9. Manutenção

9.1. Sumário executivo

9.2. Apresentação da empresa

9.3. Abrangência do case

        9.3.1. Conhecendo a área de manutenção

9.4. A jornada de atuação

        9.4.1. Pessoas

        9.4.2. Processos

        9.4.3. Tecnologia

9.5. Estratégia de liderança aplicada

        9.5.1. Transparência

        9.5.2. Coerência

        9.5.3. Constância

9.6. Dores e desafios

        9.6.1. A realidade da empresa

        9.6.2. O parque de equipamentos

        9.6.3. O orçamento da área para o ano

9.7. Resultados obtidos

        9.7.1. Liderança

        9.7.2. Liderados

9.8. Encerramento (principais aprendizados)

10. Liderança de tecnologia em cenário de crise

10.1. Sumário executivo

10.2. Apresentação da empresa

        10.2.1. Identificação das empresas

10.3. Abrangência do case

        10.3.1. Empresa 1 – aproximadamente quatro anos

        10.3.2. Empresa 2 – aproximadamente quatro anos e meio

        10.3.3. Empresa 3 – aproximadamente um ano e meio

10.4. A jornada de atuação

        10.4.1. Um novo funcionário

        10.4.2. Aprendendo sobre a empresa

        10.4.3. Mentoria na TI

        10.4.4. Semana da Segurança da Informação

        10.4.5. Acompanhamento operacional em tempo real

        10.4.6. Parceria com hub de inovação

10.5. Estratégia de liderança aplicada

        10.5.1. Transparência

        10.5.2. Coerência

        10.5.3. Constância

10.6. Dores e desafios

        10.6.1. Falta de recursos em geral

        10.6.2. Assédio do mercado

        10.6.3. Comportamento da empresa

        10.6.4. Nível de pressão para o time

        10.6.5. Dificuldade para as recompensas

        10.6.6. Atuação como líder e gestor

10.7. Resultados obtidos

10.8. Encerramento (principais aprendizados)

PARTE IV. MODELO DE LIDERANÇA EM CENÁRIOS COMPLEXOS

11. Modelo de atuação para liderança

11.1. Propósito

11.2. Confiança

        11.2.1. Transparência

        11.2.2. Coerência

        11.2.3. Constância

        11.2.4. Unindo transparência + coerência + constância

        11.2.5. Fortalecendo as relações

11.3. Ações

        11.3.1. Identificação das ações

12. Conclusão

Referências bibliográficas

Sobre a Brasport

Escreva um comentário

Acessar

Etiquetas: Administração, Negócios e Economia›Gestão e Liderança›Liderança